Contagem decrescente para pagamento do IMI
O Diário Económico lembra, esta sexta-feira, que na próxima semana começa o prazo para o pagamento do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), a par do da entrega da declaração anual de IRS pela internet. Ora, e o valor do IMI a pagar este ano tenderá a ser mais elevado do que nos anteriores, em função do processo de reavaliação das casas feito em 2012 e 2013.
© DR
Casa Impostos
O mês de abril arranca na próxima terça-feira e, com ele, começam também os prazos para a entrega da declaração anual de IRS para quem o faz via internet, bem como o do pagamento do IMI.
Refira-se que, após o processo de reavaliação das casas que ainda não tinham sido avaliadas desde 2004, os prazos para saldar este imposto foram alterados. E não só os prazos, também o valor a pagar, que, indica o Diário Económico, tenderá a ser mais pesado para a carteira dos contribuintes, a propósito dessa mesma reavaliação.
Mas o pagamento do IMI no próximo mês só se aplica a um montante inferior a 250 euros. Os contribuintes cuja quantia a pagar por este imposto se fixe entre 250 e 500 euros poderão fazê-lo em duas prestações, a primeira em abril e a segunda em novembro, enquanto aqueles que se vejam a braços com valores que ultrapassem os 500 euros beneficiam da possibilidade de pagamento em três vezes: abril, julho e novembro.
Até aqui, só os meses de abril e setembro eram válidos para proceder ao pagamento deste imposto.