Máquinas de lavar e secar roupa combinadas são boa opção? DECO responde
A DECO diz que o desempenho "destes dispositivos costuma ser menor do que se tiver máquinas separadas, e o consumo de energia e água é maior".
© Shutterstock
Casa Máquinas de lavar
Se for pela eficiência de espaço, a máquina combinada de lavar e secar a roupa pode ser uma boa opção, mas esta é a "única vantagem real" deste tipo de equipamentos, considera a Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO).
"Não é uma opção que recomendamos. A única vantagem real das máquinas combinadas é a eficiência do espaço. Mas o desempenho destes dispositivos costuma ser menor do que se tiver máquinas separadas, e o consumo de energia e água é maior", diz a DECO, numa nota publicada no seu site.
Outro ponto negativo é que estes aparelhos "têm ciclos muito longos: com dois aparelhos, pode ter um ciclo de lavagem na máquina de lavar, enquanto outra carga está a secar. Com uma máquina combinada, pode ter longos ciclos de oito horas e a quantidade que pode ser lavada e seca num único programa pode ser inferior à quantidade indicada para um programa de lavagem ou secagem", considera a DECO.
Ainda assim, a vantagem deste equipamentos é mesmo o espaço: "Estes modelos combinam as funções de ambos os aparelhos, com as mesmas dimensões de uma máquina de lavar tradicional. Em regra, oferecem todos os recursos, programas e modos disponíveis por ambas as máquinas, mas com metade do espaço ocupado."
Leia Também: Casa-Museu Amália Rodrigues em rede de museus de músicos da Europa