Câmara de Aveiro compra terreno para construir crematório
A Câmara de Aveiro aprovou a compra de um terreno à Infraestruturas de Portugal para avançar com a construção do primeiro complexo crematório e casas mortuárias.
© Wikimedia Commons/tm
Casa Aveiro
O negócio, aprovado na reunião do executivo municipal, estabelece o valor de cerca de 42 mil euros a pagar pela Câmara à Infraestruturas de Portugal, por um imóvel urbano com a área total de 175 metros quadrados, localizado na Rua Aires Barbosa, junto à Linha do Norte.
De acordo com o divulgado pela autarquia, "tiveram já início os trabalhos preparatórios da empreitada de construção do complexo crematório, que ficará situado junto ao Cemitério Sul.
A obra foi adjudicada ao agrupamento de empresas constituído pela Servilusa -- Agências Funerárias S.A. e Ressurge -- Engenharia e Construções, Lda e inclui a conceção, construção e concessão, para um período de 30 anos, pelo valor anual de renda de 14 mil euros, a iniciar no terceiro ano de contrato.
"Este é um investimento importante, considerando que a opção pela cremação no nosso Município regista uma procura crescente e sendo que na Região de Aveiro não existem crematórios", considera a autarquia.
Tal situação, segundo uma nota municipal, "obriga muitas das vezes as agências funerárias da região a recorrerem aos equipamentos de São João da Madeira, Figueira da Foz e do Porto, com os inconvenientes de deslocação e lista de espera, que as mesmas acarretam".
Leia Também: Combustíveis devem voltar a baixar na 2.ª feira. Onde são mais baratos?