Banca espera "ligeiro aumento da procura de empréstimos para habitação"
Relatório do BdP revela que os bancos antecipam um "ligeiro aumento da procura de empréstimos para habitação e consumo".
© iStock
O Banco de Portugal (BdP) revelou, esta terça-feira, que a banca antecipa um ligeiro acréscimo da procura por empréstimos para a compra de casa no segundo trimestre do ano. A conclusão foi apresentada no 'Inquérito aos bancos sobre o mercado de crédito', divulgado esta terça-feira.
No relatório, o BdP escreve que as expectativas apontam para um "aumento da procura de empréstimos de curto prazo sobretudo por PME [pequenas e médias empresas] e ligeiro aumento da procura de empréstimos para habitação e consumo".
A procura de empréstimos por parte de PME aumentou ligeiramente, no primeiro trimestre, mas diminuiu por parte das grandes empresas.
De acordo com a análise do banco central, os motivos para o aumento de procura pelas PME prendem-se com "pressões da concorrência e tolerância a riscos" que "contribuíram ligeiramente para critérios menos restritivos no crédito ao consumo e outros fins".
Leia Também: FIFA lança plataforma digital grátis para transmissão de jogos