Leiria projeta espaço empresarial para antigo edifício da EDP
A Câmara de Leiria está a projetar um espaço empresarial para a área atualmente desocupada no antigo edifício da EDP, disse hoje na reunião do executivo a vereadora Catarina Louro.
© iStock
Casa Edifício
"Temos vindo a ser contactados por várias empresas, nomeadamente de serviços, que, para fazer face à nova realidade que foi imposta pela pandemia, querem criar espaços fora das grandes capitais em que os seus colaboradores possam desempenhar o seu trabalho com boas condições e que possam manter o trabalho à distância", afirmou Catarina Louro.
A vereadora com o pelouro da Economia referiu que "a empresa pode não vir na totalidade para Leiria, mas quer ter um espaço, um 'cowork' [espaço de trabalho partilhado], onde os trabalhadores possam desenvolver as suas tarefas".
"É nesta lógica de 'cowork' que está a nascer este projeto no edifício da EDP", adiantou Catarina Louro.
As explicações da autarca surgiram depois de o vereador social-democrata Álvaro Madureira ter sugerido a instalação naquele espaço, junto à ponte Hintze Ribeiro, na cidade de Leiria, de uma pousada da juventude.
À agência Lusa, Catarina Louro afirmou que "a Câmara já está a trabalhar desde o início do ano num projeto para a área do edifício EDP que não está ocupada, no sentido de satisfazer as necessidades das empresas que procuram espaços para que os funcionários possam desempenhar as suas funções à distância".
"Neste momento, estamos a trabalhar com equipa projetista, não havendo ainda projeto a apresentar publicamente. A expectativa é a de lançar o procedimento no verão, sendo que se prevê que a empreitada se realize até ao final do ano", concretizou, referindo que os "espaços serão arrendados".
No total, a área afeta a este espaço para as empresas será de 1.700 metros quadrados, "com espaços comuns e partilhados, como salas de reunião, copa, sala multiúsos e sanitários".
Atualmente, no edifício anteriormente propriedade da elétrica EDP estão instaladas diversas associações na sequência das obras no Mercado Municipal que obrigou à sua transferência.
Leia Também: Vídeo. Balão de ar quente 'aterrou' em cima de telhados em Melbourne