Esta autarquia prevê investir 435 mil euros em habitação até 2025
A Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, no distrito de Coimbra, prevê investir em habitação cerca de 435 mil euros até 2025, beneficiando o total de 434 munícipes.
© Getty Images
Casa Habitação
"A estimativa orçamental para aquisição de cinco imóveis e reabilitação de oito imóveis pelo Município de Montemor-o-Velho, destinados ao realojamento de munícipes em que a habitação própria não é uma alternativa viável, a concretizar até ao final do ano de 2025, perfaz um valor de quase 435 mil euros de investimento", disse hoje à agência Lusa, o presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Emílio Torrão.
A Estratégia Local de Habitação (ELH), aprovada, na última reunião de câmara, por unanimidade, pode ser revista e alterada, já que vai ser submetida ao Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU).
A autarquia procedeu, através das equipas técnicas, a um diagnóstico, que efetuou o levantamento do estado das habitações suscetíveis de enquadramento, no âmbito da Estratégia Local de Habitação.
A estratégia abrangerá "189 agregados, 181 dos quais beneficiários diretos, num total de 434 munícipes", refere a Câmara Municipal numa nota de imprensa enviada à agência Lusa.
Parte do investimento poderá ser financiado no âmbito do Programa de Apoio ao Acesso à Habitação -- 1.º Direito.
"O principal objetivo do Município de Montemor-o-Velho, com a concretização da Estratégia Local de Habitação, é garantir a todos o efetivo direito à habitação condigna, assegurando a melhoria da qualidade de vida da população e priorizando soluções habitacionais a desenvolver no território", sublinhou o autarca.
"A habitação é um aspeto fundamental para a coesão e integração social, neste sentido a elaboração desta Estratégia Local de Habitação é absolutamente determinante não apenas para refletir a realidade do concelho nesta matéria, mas também porque é um mecanismo fundamental para a elaboração de uma futura candidatura ao Programa 1º Direito, que visa garantir as condições de acesso a uma habitação adequada às pessoas que vivem em condições indignas e que não dispõem de capacidade financeira para aceder a uma solução habitacional adequada", acrescentou.
Segundo a autarquia, a ELH de Montemor-o-Velho vai ser submetida à apreciação e votação da Assembleia Municipal, na sexta-feira.
Leia Também: IRS. Há um valor mínimo para a emissão de reembolso?