Concursos de obras públicas caem 8% no 1.º trimestre e somam 892 milhões
O volume de concursos de empreitadas de obras públicas promovidos no primeiro trimestre deste ano baixou 8% face aos primeiros três meses de 2021, atingindo os 892 milhões, divulgou hoje a associação do setor.
© Shutterstock
Casa AICCOPN
De acordo com a AICCOPN - Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas, a variação entrou em terreno negativo depois de uma variação nula no mês anterior.
Sobre o total dos contratos de empreitadas de obras públicas celebrados -- objeto de reporte no Portal Base --, atingiram o volume de 413 milhões de euros nos primeiros três meses do ano, menos 56% contra o registado no período homólogo de 2021, "prolongando-se uma variação negativa em termos homólogos acumulados que se regista desde dezembro".
Os contratos de empreitada celebrados no âmbito de concursos públicos, neste período de análise, por sua vez, situaram-se em 315 milhões de euros, valor inferior em 52% ao observado em igual período do ano anterior.
Já os contratos celebrados através de ajustes diretos e consultas prévias recuaram 36% em termos homólogos, para 79 milhões de euros, conclui a associação do setor.
Leia Também: Forças de segurança sudanesas acusadas de maltratar manifestantes detidos