Há 600 mil alojamentos com encargos mensais superiores a 300 euros
Os dados mais recentes revelam que existem em Portugal 2.900.391 alojamentos familiares clássicos de residência habitual ocupados pelo proprietário.
© Shutterstock
Casa Estudo
Há cerca de 600 mil alojamentos em território nacional ocupados pelo proprietário e com encargos mensais acima dos 300 euros, de acordo com dados dos Censos 2021, citados pela Marktest.
Os dados mais recentes revelam que existem em Portugal 2.900.391 alojamentos familiares clássicos de residência habitual ocupados pelo proprietário.
Destes, mais de metade (62%) não têm encargos com o alojamento e 38% têm esses mesmos encargos, num total superior a 1,1 milhões de alojamentos.
"Neste grupo de alojamentos com encargos, a maioria (53,3%) tem encargos acima de 300 euros mensais, havendo 46,7% com encargos abaixo desse valor", diz a Marktest, em comunicado.
O conhecimento desta realidade, sublinha a empresa, "é tanto mais relevante quanto se espera que o BCE [Banco Central Europeu] venha a anunciar em breve uma subida das taxas de juro, fazendo por isso aumentar estes encargos".
Há diferenças entre os vários concelhos do país
Os dados apresentam, contudo, diferenças entre os vários concelhos do país, sendo no concelho de Cascais que mais peso têm os encargos mais elevados: 73,4% dos alojamentos com encargos atingem valores acima de 300 euros.
"Em Mafra, esta proporção é de 73,3% e em Alcochete de 69,7%. Lisboa e Oeiras encerram a lista de cinco concelhos com maior proporção de alojamentos com encargos acima daquele patamar", pode ler-se no mesmo comunicado.
Leia Também: Trabalho. Estas serão as 10 competências mais procuradas até 2025