Seis dicas para investir em eficiência energética (já este verão)
Eficiência energética permite reduzir a pegada ambiental e, paralelamente, poupar. Fique a par de algumas dicas.
© Shutterstock
Melhorar a eficiência energética das casas é uma preocupação crescente, por questões ambientais e de poupança, como refere o Doutor Finanças. Nesta senda, a empresa especializada em finanças pessoais dá seis dicas para investir em eficiência energética já este verão.
Tome nota:
1. Verifique o isolamento térmico da sua casa
"Quando as habitações tem um deficiente isolamento térmico, perdem muito facilmente o calor que se gera no interior nomeadamente no inverno. Desta forma, garantir um bom isolamento térmico é essencial para melhorar a eficiência energética e também reduzir o valor da sua fatura de eletricidade."
2. Chuveiros e torneiras "amigos" da eficiência energética
"Substitua os chuveiros e as torneiras de sua casa por uns mais eficientes, pois isso vai permitir-lhe gastar menos água e desta forma poupar na fatura no final do mês. Se, contudo, não tiver possibilidades de fazer a substituição das torneiras e dos chuveiros neste momento, pode optar por colocar redutores de caudal, que lhe vão permitir reduzir o consumo de água."
3. Autoclismos com descarga dupla ou interrupção de descarga
"Ao instalar autoclismos com o sistema de descarga dupla ou com interrupção de descarga, vai permitir-lhe gastar muito menos água. Se, no entanto, não tiver possibilidade neste momento de fazer esta alteração, pode por exemplo colocar uma garrafa de plástico cheia dentro do autoclismo, com isso evita que o mesmo encha na totalidade e consequentemente gasta menos água quando o utiliza."
4. Apostar em painéis solares
"Se tiver uma moradia, pode optar por colocar painéis solares. Existem dois tipos de painéis solares, os fotovoltaicos, que geram eletricidade através de luz solar, e os térmicos, que geram calor para aquecer água."
5. Instale bombas de calor
"As bombas de calor são uma forma de aquecer ou arrefecer a sua casa, podem também ser utilizadas para aquecer água. Estes aparelhos gastam pouca energia elétrica, por isso serem considerados uma excelente opção para quem pretende ser mais eficiente e poupar na fatura de eletricidade. As bombas de calor mais utilizadas são as aerotérmicas e as geotérmicas."
6. Investir em pequenas ações que elevam a eficiência energética
"Independentemente da realização das melhorias indicadas, pode sempre adotar pequenas ações que lhe permitem poupar dinheiro e sobretudo ajudar o ambiente, como por exemplo:
- Fechar a água da torneira quando estiver a escovar os dentes ou a ensaboar-se no banho;
- Comprar eletrodomésticos mais eficientes (verifique sempre as etiquetas energéticas);
- Não deixe equipamentos eletrónicos em stand by, desligue-os totalmente;
- Apague as luzes quando não está ninguém numa divisão;
- Opte por lâmpadas economizadoras;
- Use a máquina de lavar roupa apenas quando a conseguir encher por completo;
- Seque a roupa ao sol."
Leia Também: Como incentivar uma cultura de "assumir riscos, sem medo de falhar"