Que impacto têm as alterações no IMT? Este simulador ajuda a saber
Rui Bairrada, CEO do Doutor Finanças, explica que "na maior parte dos casos, há uma redução do valor a pagar". Simule o seu caso.
© iStock
Casa IMT
Se está a pensar comprar casa deve saber que o Imposto Municipal Sobre as Transmissões Onerosas de Imóveis (IMT) é um dos custos com o qual deve contar. O Governo anunciou alterações a este imposto para este ano, mas qual é o impacto destas mudanças?
Para ajudar a responder a esta questão, o Doutor Finanças lançou um simulador de IMT - ao qual pode aceder aqui -, que mostra o que muda nos valores deste imposto.
"Pela primeira vez, desde 2011, o Governo decidiu alterar o IMT. O valor mínimo de um imóvel alvo de tributação aumentou, assim como as parcelas a abater, o que significa que, na maior parte dos casos, há uma redução do valor a pagar, representando um benefício direto para quem está a pensar comprar casa”, adianta Rui Bairrada, CEO do Doutor Finanças, citado num comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso.
A empresa especializada em finanças pessoais explica que o Governo o IMT é o imposto pago ao Estado sempre que existe a transmissão financeira de compra e venda de um imóvel no território português.
"Este imposto tem um papel significativo para quem vai comprar casa, uma vez que representa entre 1% e 8% do valor patrimonial ou da escritura (prevalece o mais alto)", adianta o Doutor Finanças. "Tendo presente o peso deste imposto, e a consequente necessidade de preparação financeira, é essencial sabermos com maior exatidão possível o valor que temos de pagar", acrescenta.
Leia Também: Seis em cada 10 empresas já aceitaram prazos de pagamento mais longos