Com crédito automóvel é possível pedir outro para comprar casa?
A taxa de esforço ajuda a responder a esta questão.
© iStock
Casa Crédito à habitação
Tem um crédito automóvel e está com receito que isso seja um obstáculo ao pedir um empréstimo para comprar casa? De acordo com o Doutor Finanças, ter mais do que um crédito "não implica a recusa automática de um crédito habitação", mas o sucesso estará relacionado com a taxa de esforço.
Esta taxa, explica a empresa especializada em finanças pessoais, "representa a percentagem do rendimento mensal do agregado familiar que se destina ao pagamento das prestações dos créditos contratados".
"Ou seja, quando precisa de um crédito para comprar casa, o banco mede o risco de financiar a compra do seu imóvel. Logo, todos os créditos que tem contratados influenciam o risco de um futuro financiamento. E como é que as instituições financeiras avaliam este risco? Através de uma análise minuciosa do seu perfil, dos seus rendimentos e situação profissional e da sua taxa de esforço", pode ler-se.
Quer isto dizer que a taxa de esforço é um dos "fatores de análise mais relevantes para o banco, uma vez que indica a viabilidade de conseguir suportar as suas prestações de crédito".
"Para ter uma ideia, se a sua situação financeira e profissional for estável e tiver uma taxa de esforço inferior a 30%, está num bom caminho para conseguir luz verde no seu crédito habitação", explica ainda a empresa.
Como calcular a taxa de esforço antes de pedir crédito para comprar casa?
Para calcular a taxa de esforço deve somar o total de prestações de crédito que tem, dividir esse valor pelo rendimento mensal líquido do seu agregado familiar e multiplicar por 100.
Taxa de esforço = (total de prestações de crédito / rendimento mensal líquido) x 100
Leia Também: Mais de 38 milhões de trabalhadores europeus não têm dinheiro para férias