Meteorologia

  • 24 NOVEMBER 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 22º
Imobiliário Habitação Águeda subarrenda apartamentos devol...

Águeda subarrenda apartamentos devolutos a refugiados ucranianos

A Câmara Municipal de Águeda, no distrito de Aveiro, celebrou contratos de subarrendamento de apartamentos que se encontravam devolutos com sete famílias refugiadas ucranianas, anunciou hoje a autarquia.

Águeda subarrenda apartamentos devolutos a refugiados ucranianos
Notícias ao Minuto

12:27 - 26/07/22 por Lusa

Casa Habitação

As famílias vão beneficiar de um regime especial para residência temporária na sequência de um acordo entre o município e o Instituto de Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU, IP), que permitiu disponibilizar sete apartamentos em Aguada de Cima.

"Esta é uma das medidas implementadas pelo município, que tem adotado uma política de concertação com os diferentes organismos nacionais e com a rede de solidariedade social do concelho, no sentido de encontrar soluções para assegurar as melhores e mais adequadas respostas para o devido acolhimento e integração dos refugiados", refere a autarquia.

"Estamos, naturalmente, solidários com o povo ucraniano", comentou o presidente da Câmara de Águeda, Jorge Almeida, perante as famílias que vão receber esses apartamentos.

Considerando que uma das maiores necessidades é a de habitação, o município estabeleceu o acordo com o IHRU, que permite a disponibilização à autarquia das sete habitações que se encontravam desocupadas e em condições de habitabilidade.

Através de um contrato de arrendamento urbano habitacional de fim especial transitório (acolhimento de refugiados), as habitações foram agora atribuídas às famílias ucranianas que se encontravam registadas no Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM) de Águeda, num total de 24 pessoas.

O município, para além de disponibilizar os apartamentos, mobilou-os com os bens necessários para acolher as famílias, já a partir de hoje.

Leia Também: Portugal atribuiu mais de 48 mil proteções temporárias a refugiados

Campo obrigatório