É possível poupar energia com o frigorífico? Sim, siga estas dicas
Do ajuste da temperatura ao congelador, fique a par de algumas recomendações da DECO Proteste.
© Shutterstock
Casa Frigorífico
O frigorífico é um dos eletrodomésticos que consome mais energia, uma vez que está sempre em funcionamento. Contudo, há algumas formas de poupar com este equipamento e a DECO Proteste adianta algumas dicas:
Utilize eficazmente o frigorífico
- Ajuste a temperatura de forma correta: no frigorífico deve situar-se entre os 3ºC e os 5ºC; no congelador deve manter-se entre -18ºC e -24ºC.
- Não deixe a porta aberta, sem necessidade. Sempre que o faz, a temperatura interna aumenta e gasta mais energia. Retire os alimentos que precisar de uma vez só.
- Limpe regularmente a grelha exterior com um aspirador ou com um pano seco, para uma maior eficiência.
- Evite a acumulação de gelo nas paredes do aparelho. Com uma cobertura de dois milímetros nas paredes, o aparelho gasta mais 10% de energia e com cinco milímetros mais 30 por cento. Ao fim de 15 anos, pode levar a um aumento de consumo entre 100 e 300 euros, respetivamente.
- Quando vai de férias, pode aproveitar para esvaziar o aparelho e desligá-lo ou, pelo menos, colocar o termóstato no mínimo.
Coloque adequadamente os alimentos
- Aproveite ao máximo a capacidade do equipamento, mas sem empilhar os alimentos, para que o ar circule livremente.
- Utilize bem os diferentes compartimentos. Por exemplo, reserve as gavetas de zero graus do congelador para alimentos que devem estar mais frios, como peixes ou carnes frescas.
- Para congelar alimentos, certifique-se de que o seu congelador é de quatro estrelas, para que atinja uma temperatura entre - 18 e - 24ºC e congele os alimentos. Antes de adquirir o congelador, verifique as especificações do produto ou o site do fabricante. Atualmente, a maioria dos modelos disponíveis é de quatro estrelas.
- Evite colocar alimentos quentes no frigorífico e no congelador. Deixe a comida arrefecer.
- A maioria dos equipamentos frigoríficos incorpora um congelador, mas, se a capacidade não for suficiente, pode adquirir uma arca congeladora.
Leia Também: Da casa de banho à cozinha, veja aqui nove dicas para poupar água