Poupar em casa. Dicas para baixar as faturas da eletricidade e do gás
A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) reuniu algumas dicas que podem ajudar a poupar de forma efetiva na fatura de eletricidade e de gás natural. Conheça-as aqui.
© Shutterstock
Casa Poupar
Com os preços a subir, todos os cêntimos que podem ser poupados contam. A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) reuniu algumas dicas que podem ajudar a poupar de forma efetiva na fatura de eletricidade e de gás natural. Tome nota:
- Usar lâmpadas LED permite poupar num ano cerca de 8 euros por lâmpada. Verificar se a iluminação em cada divisão da casa está sobredimensionada. Desligar algumas lâmpadas. Dar prioridade à luz solar.
- Usar as máquinas de lavar com a carga completa e num programa de baixa temperatura. Normalmente as máquinas têm um programa 'Eco' que, apesar de demorar mais tempo, consome menos eletricidade e água.
- Se ti ver tarifa bi-horária, escolher os horários de vazio para os consumos maiores de energia. Ao utilizar as máquinas no período noturno poderá poupar 20 euros/ano (máquina de lavar roupa) e 30 euros/ano (máquina de lavar loiça).
- Evitar usar a máquina de secar roupa. Aproveite o sol e o vento.
- Não baixar demasiado a temperatura do frigorífico e reduzir o tempo de abertura da porta.
- Evitar abrir a porta do forno, usando a iluminação interior.
- Com o tempo quente, baixar a temperatura da água do esquentador.
- Desligar os aparelhos em stand-by, pois continuam a gastar energia. Usar tomadas inteligentes, que desligam automaticamente vários equipamentos.
- Na compra de novos eletrodomésti cos, optar pelos de Classe A (classe mais elevada). Desse modo, reduz
o consumo face a equipamentos menos eficientes. - No verão, fechar os estores e janelas durante o dia. Arrefecer a casa à noite.
- Colocar janelas eficientes e isolar paredes, tetos e pavimento da casa. Ganhará em conforto e poupará dinheiro em climatização.
Veja aqui um explicador da ERSE com vários conselhos destinados aos consumidores domésticos sobre o comportamento a adotar na relação contratual com os comercializadores de energia.
Leia Também: Confirma-se. Regulador sobe preço máximo da energia no Reino Unido em 80%