Arganil investiu mais de 400 mil euros em duas obras de saneamento
O município de Arganil, no distrito de Coimbra, investiu recentemente mais de 400 mil euros em obras de saneamento no concelho, que apresenta atualmente uma taxa de cobertura de 80%, disse à agência Lusa o presidente da Câmara.
© iStock
Casa Saneamento
Segundo Luís Paulo Costa, a empreitada incluiu a instalação da rede de saneamento em Casal de São José, na freguesia de Arganil, abrangendo cerca de duas centenas de pessoas, e a construção de uma Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) em Sanguinheda, na freguesia de São Martinho da Árvore.
"A nova solução implementada veio permitir a otimização e uma gestão mais eficiente da capacidade de saneamento instalada, melhorando consideravelmente a qualidade do serviço prestado à população", salientou o autarca, a propósito da instalação do saneamento em Casal de São José e a respetiva ligação à ETAR de Alagoa.
No caso de Sanguinheda, a autarquia optou pela construção de uma ETAR, porque "as soluções centralizadas de tratamento estavam muito longe, o que tornava praticamente inviável do ponto de vista financeiro fazer o transporte do saneamento".
Nas duas obras, já concluídas, que integraram a mesma empreitada, o município de Arganil investiu mais de 400 mil euros, suportados exclusivamente pelos cofres municipais.
O presidente da Câmara de Arganil disse que existem mais investimentos previstos neste setor, que vão avançando "à medida das disponibilidades financeiras" do município.
Em agosto, a autarquia lançou um concurso, de cerca de 450 mil euros, para a regularização da rede de abastecimento de água na zona industrial da Relvinha e encontra-se também a substituir a rede de abastecimento na aldeia de Folques.
O início de funcionamento do novo subsistema de saneamento em Casal de São José assinala-se no sábado, pelas 16:00, enquanto a inauguração da ETAR de Sanguinheda ainda não tem data marcada.
Leia Também: Os melhores destinos de trabalho para profissionais do setor das finanças