Penafiel vai criar residência para 32 estudantes no centro histórico
A Câmara de Penafiel anunciou, esta quarta-feira, que vai criar uma residência universitária no centro histórico, para alojamento a preços acessíveis, com capacidade para 32 estudantes.
© Shutterstock
Casa Penafiel
Segundo aquela autarquia do distrito do Porto, o alojamento ficará na Rua Alfredo Pereira, contando com 13 quartos duplos e quatro quartos individuais.
A disponibilização do alojamento vai acontecer graças à reabilitação de um imóvel devoluto.
A obra vai ser comparticipada por fundos europeus, através do PRR (Plano de Recuperação e Resiliência), apontando-se o final de 2024 como a data para a concussão da empreitada.
Segundo a câmara municipal, "este projeto irá reforçar a dinâmica social e económica local, contribuindo, assim, para a regeneração da Rua Alfredo Pereira e da zona envolvente".
O edifício terá vários espaços de utilização coletiva, incluindo uma sala de estudo, zona de refeições e uma sala de convívio.
Os residentes terão, ainda, uma lavandaria e outros serviços de apoio.
Atualmente, o concelho de Penafiel tem duas instituições de ensino superior: o Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro e o Instituto de Investigação e Formação Avançada em Ciências e Tecnologias da Saúde.
Antonino Sousa, presidente da Câmara de Penafiel, citado no comunicado, sublinha que "fixar os jovens estudantes em Penafiel e proporcionar mais e melhores condições de acesso ao ensino superior tem sido uma das prioridades das políticas municipais".
Leia Também: CML aprova prorrogação da suspensão de novos registos de alojamento local