Meteorologia

  • 24 NOVEMBER 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 22º
Imobiliário Habitação Ampliação de rede de saneamento vai ...

Ampliação de rede de saneamento vai servir 552 habitantes de Caminha

A empresa Águas do Alto Minho (AdAM) e a Câmara de Caminha vão expandir a rede de saneamento básico em mais cinco freguesias daquele concelho para servir 552 habitantes, num investimento de 639.849 euros, foi hoje divulgado.

Ampliação de rede de saneamento vai servir 552 habitantes de Caminha
Notícias ao Minuto

18:56 - 15/09/22 por Lusa

Casa Saneamento

Em comunicado hoje enviado às redações, a empresa que gere as redes de abastecimento de água em baixa e de saneamento básico de sete dos 10 municípios do distrito de Viana do Castelo explicou que a empreitada prevê a ampliação de "4,1 quilómetros de redes de drenagem de águas residuais e quatro estações elevatórias".

A intervenção irá "servir cerca de 552 habitantes de cinco freguesias do concelho de Caminha, beneficiando também a saúde pública e o ambiente".

A empreitada de expansão da rede de drenagem de águas residuais, no município de Caminha, foi adjudicada na quarta-feira.

"A execução deste projeto garante a expansão da rede de águas residuais nas freguesias de Seixas, Vilarelho, Venade, Vile e Vila Praia de Âncora, através da construção de 4,1 quilómetros de redes de drenagem de águas residuais e quatro estações elevatórias, servindo 158 alojamentos".

O valor da empreitada é de 639.849,86 euros e o prazo de execução é de 210 dias.

A obra é financiada por uma candidatura ao Programa Operacional Competitividade e Internacionalização, que visa a construção de infraestruturas de saneamento de águas residuais nos municípios de Arcos de Valdevez, Caminha, Paredes de Coura, Ponte de Lima, Valença, Viana do Castelo e Vila Nova de Cerveira.

"Com a execução desta empreitada em Caminha garante-se o devido encaminhamento das águas residuais para tratamento antes de serem devolvidas ao meio hídrico, proporcionando-se assim uma melhoria da qualidade de vida das populações, mais saúde pública e a preservação do meio ambiente", sustenta a AdAM.

A AdAM iniciou a atividade operacional em janeiro de 2020 e gere as redes de abastecimento de água em baixa e de saneamento nos municípios de Arcos de Valdevez (PSD), Caminha (PS), Paredes de Coura (PS), Ponte de Lima (CDS-PP), Valença (PS), Viana do Castelo (PS) e Vila Nova de Cerveira (PS).

Três concelhos do distrito - Ponte da Barca (PSD), Monção (PSD) e Melgaço (PS) - reprovaram a constituição daquela parceria.

A AdAM, com sede em Viana do Castelo, "fornece mais de nove milhões de metros cúbicos de água potável, por ano, recolhe e trata mais de seis milhões de metros cúbicos de água residual, por ano, a cerca de 70 mil clientes".

Leia Também: Valongo reduz IMI e mantém Derrama, IRS e Taxa de Passagem para 2023

Campo obrigatório