Meteorologia

  • 23 NOVEMBER 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 22º
Finanças Euribor Como é que a subida da Euribor afeta...

Como é que a subida da Euribor afeta o crédito da casa de taxa variável?

Embora o aumento seja generalizado, a subida das Euribor não afeta da mesma forma a todos os créditos habitação de taxa variável​​.

Como é que a subida da Euribor afeta o crédito da casa de taxa variável?
Notícias ao Minuto

10:27 - 20/09/22 por Notícias ao Minuto Enviar email

Casa Euribor

O Banco Central Europeu (BCE) subiu as taxas de juro pela segunda vez consecutiva e, por isso, é provável que os portugueses com crédito à habitação com taxa variável venham a assistir a um aumento das prestações a pagar nos próximos meses. Contudo, o impacto será sentido de forma diferente. 

"A subida dos juros anunciada pelo BCE teve como primeira consequência uma subida significativa da Euribor, o que se veio a refletir no aumento das prestações da casa a pagar pelas famílias que contraíram um crédito habitação de taxa variável. Embora o aumento seja generalizado, não afeta da mesma forma a todos os créditos habitação de taxa variável​​, variando em função do ano em que foram contratados e do valor já pago", adianta o idealista, em comunicado enviado ao Casa ao Minuto

O idealista explica que a grande maioria dos créditos habitação de taxa variável ​​em Portugal utilizam o sistema de amortização francês, "o que quer dizer que no início do contrato a maioria da prestação destina-se ao pagamento de juros e o restante à amortização do capital em dívida".

Ora, "à medida que os anos vão passando começa-se a pagar menos juros e mais capital, até que no final do empréstimo praticamente só se pagará o capital. Esta é a razão pela qual o impacto do aumento da Euribor não será o mesmo no caso para um crédito habitação contratado em 2021 e para outro contratado em 2005, por exemplo".

Para explicar as diferenças do impacto da Euribor no crédito habitação, em função do ano em que foi contratado, o idealista fez uma simulação tendo em conta o financiamento de 150.000 euros, Euribor a 12 meses, spread a 1,5%, num prazo de 25 anos (próximo do prazo médio de 26 anos em 2021) e sem amortizações antecipadas:

Notícias ao Minuto Como a subida das Euribor afeta o crédito à habitação de taxa variável© idealista

Leia Também: Euribor volta a renovar máximos de mais de 10 anos em todos os prazos

Campo obrigatório