Ocupação de escritórios em Lisboa vive "melhor momento de sempre"
Mercado regista uma ocupação acumulada de 207.300 metros quadrados até agosto.
© Square
Casa Escritórios
O mercado de escritórios de Lisboa está a atravessar o "melhor momento de sempre", com uma ocupação acumulada de 207.300 metros quadrados (m2) até agosto, de acordo com o relatório 'Office Flashpoint' da JLL, divulgado esta terça-feira.
"Ao longo do ano, foram negociados uma média de 25.000 m2 de escritórios por mês em Lisboa. A manter o ritmo que vimos até agora, a ocupação até final do ano tem condições para ultrapassar os 230.000 m2", diz Sofia Tavares, Head of Office Leasing da JLL, citada num comunicado a que o Casa ao Minuto teve acesso.
Parque das Nações lidera (e empresas de serviços financeiros também)
De acordo com o mais recente relatório da JLL, o ano soma já 141 operações em Lisboa, com uma área média de 1.470 m2. O Parque das Nações é o destino mais procurado (32% do take-up acumulado) e as empresas de serviços financeiros as que mais absorveram espaço (42% do take-up).
"A procura está elevadíssima e é muito direcionada para áreas de grande dimensão. O único desafio à absorção de mais espaço tem sido a falta de capacidade da oferta em responder. Daí que uma boa parte dos negócios sejam num modelo de ocupação futura, com várias operações de pré-arrendamento e de ocupação-própria", acrescenta Sofia Tavares.
Agosto contribuiu com 20.500 m2 para o take-up anual, também liderado pelo Parque das Nações (53% da ocupação mensal), mas com protagonismo das empresas de TMT’s & Utilities (83% do take-up mensal).
Leia Também: Estudantes de fora não têm passe grátis? Moedas tenta resolver o problema