Meteorologia

  • 23 NOVEMBER 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 22º
Imobiliário Habitação Câmara da Guarda cede 44 novas camas...

Câmara da Guarda cede 44 novas camas a estudantes do politécnico

A Câmara Municipal da Guarda apoiou o Instituto Politécnico local com 44 novas camas para a residência estudantil, que passará a funcionar no Centro Apostólico da cidade, foi hoje anunciado.

Câmara da Guarda cede 44 novas camas a estudantes do politécnico
Notícias ao Minuto

19:47 - 14/10/22 por Lusa

Casa Habitação

Guarda, 14 out 2022 (Lusa) -- A Câmara Municipal da Guarda apoiou o Instituto Politécnico local com 44 novas camas para a residência estudantil, que passará a funcionar no Centro Apostólico da cidade, foi hoje anunciado.

Citado numa nota de imprensa, o presidente do Instituto Politécnico da Guarda (IPG), Joaquim Brigas, considerou "histórica" a cedência por parte da autarquia de 44 novas camas.

A estas 44 vão juntar-se as 60 camas da Residência Gulbenkian, que já estavam atribuídas ao IPG pelo Ministério da Educação, mas que, fruto da transferência de competências, passaram a partir de agora a ser cedidas pela autarquia.

"É a primeira vez que a Câmara Municipal da Guarda apoia de forma relevante a instituição de ensino superior sedeada na sua cidade -- a exemplo do que fazem a maior parte dos executivos municipais que têm ensino superior no seu concelho", afirmou Joaquim Brigas, no comunicado do IPG.

De acordo com a mesma nota, a decisão da Câmara Municipal foi aprovada por unanimidade.

O presidente do IPG recordou que se trata de "apenas 44 camas", já que a falta de alojamento para estudantes "é o principal impedimento à entrada e permanência de mais alunos no Politécnico da Guarda".

"Todos os anos, para as 200 camas que o IPG pode disponibilizar, temos cerca de mil candidatos", adiantou.

O Politécnico da Guarda tem sido das instituições de ensino superior do país "que mais cursos tem aberto" e que "mais tem crescido percentualmente em número de alunos candidatos a entrarem neles" e, por isso, "não faz sentido que esses jovens que querem estudar no IPG, e viver na Guarda, não o possam fazer por falta de alojamento condigno a preços acessíveis".

Joaquim Brigas afirmou ainda que levar mais jovens estudantes do ensino superior para a Guarda é uma tarefa que incumbe a todos, nomeadamente ao Politécnico, à Câmara Municipal e outros agentes e, por essa razão, apela ao trabalho "em conjunto pelo bem comum da Guarda", assim como pelo "desenvolvimento do interior e do futuro dos jovens deste território e de todo o país".

Leia Também: Rede Europeia Anti-Pobreza vai expor "realidades dramáticas" em Portugal

Campo obrigatório