Estes são os cinco eletrodomésticos que mais gastam energia
Conheça quais os principais eletrodomésticos que mais gastam energia na sua casa.
© iStock
Casa Energia
Com os preços a subir - em particular os da energia - é normal que a fatura da eletricidade seja 'mais pesada' no final do mês. Para a reduzir é importante baixar o consumo e, para isso, pode ser importante conhecer quais são os eletrodomésticos que gastam mais.
"Usar muitas vezes a máquina de lavar roupa com temperaturas elevadas, recorrer a programas intensivos para lavar a loiça ou ligar o forno com frequência, recorrendo ao grill, por exemplo, pode levar a que os consumos de energia disparem", diz a DECO Proteste.
De acordo com a organização de defesa do consumidor, estes são os cinco eletrodomésticos que gastam mais energia:
- Aquecedor portátil elétrico, de 2000 Watts, que consome 480 kWh por ano, se usado quatro horas por dia, 60 dias por ano;
- Frigorífico, que consome, em média, 240 kWh por ano;
- Máquinas de secar e de lavar roupa (que gastam, respetivamente, 155 kWh e 135 kWh de energia por ano, ambas com três ciclos semanais de lavagem, assumindo que a máquina de secar só é utilizada nos meses de inverno);
- Máquinas de lavar loiça, que consomem 167 kWh de energia por ano, considerando também três ciclos por semana.
A DECO Proteste recomenda que, "na escolha de equipamentos novos, preste atenção à etiqueta energética para comparar os consumos de aparelhos da mesma categoria e optar pelos mais eficientes".
"Antes de comprar, consulte os nossos testes a comparadores e simuladores. Desta forma, consegue ver o desempenho de cada equipamento, os consumos reais de energia e os preços nas lojas", acrescenta a organização.
Leia Também: Rendas, pensões e IVA da eletricidade. Recorde as medidas que vêm aí