Comprar casa? Estrangeiros já representam 11,7% do valor dos negócios
No mesmo período do ano passado, estes representavam 8,9% dos negócios - o que significa que, este ano, o valor aumentou.
© Shutterstock
Casa compra de casa
Os estrangeiros já são responsáveis por 11,7% do valor dos negócios de compra de habitação em Portugal até junho, de acordo com o Relatório de Estabilidade Financeira, divulgado pelo Banco de Portugal (BdP), na quarta-feira.
"No acumulado dos quatro trimestres terminados em junho, os compradores não residentes representaram 11,7% do valor das transações de habitação em Portugal (8,9% nos quatro trimestres terminados em junho de 2021)", pode ler-se no relatório do BdP.
O supervisor da banca verifica que "nos últimos 10 anos, o aumento significativo da participação de compradores não residentes marcou o mercado imobiliário residencial em Portugal".
"Após alguma redução na sequência da pandemia, as transações de habitação envolvendo compradores com domicílio fiscal fora de Portugal voltaram a aumentar significativamente, com o contributo maioritário dos compradores com domicílio fiscal fora da União Europeia", pode ler-se no relatório do supervisor.
O valor médio de transação por compradores não residentes é 95% mais elevado do que o dos compradores residentes.
"Para compradores com domicílio fiscal em outros países da União Europeia, o valor médio de transação de habitação foi de 265 mil euros, superior em 55% ao valor médio de transação dos compradores com domicílio fiscal em Portugal. Por sua vez, para compradores com domicílio fiscal fora da União Europeia, o valor médio de transação foi de 414 mil euros, superior em 143% ao valor médio das transações envolvendo compradores residentes em Portugal", revela o BdP.
Leia Também: Preço da energia aumenta 20% no Reino Unido mas sem afetar consumidores