Tem de pagar IMI este ano? Estas são as datas que deve anotar na agenda
Os valores que estas vão cobrar este ano já pode ser consultados e há algumas datas que deve anotar já na agenda: maio, agosto e novembro.
© Shutterstock
Casa IMI
O Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) é pago, todos os anos, pelos proprietários de prédios rústicos e urbanos, sendo que este montante reverte para as autarquias. Os valores que estas vão cobrar este ano já pode ser consultados e há algumas datas que deve anotar já na agenda: maio, agosto e novembro.
Este ano, como é habitual, o IMI continua a ser pago em uma, duas ou três prestações, dependendo do valor total, conforme lembra a Proteste Casa:
- Até 100 euros: uma só prestação, em maio;
- Entre 100 e 500 euros: duas prestações, em maio e novembro;
- Mais de 500 euros: três prestações, em maio, agosto e novembro.
"Se o valor de IMI a pagar for superior a 100 euros e pretender liquidar o imposto de uma só vez, também o pode fazer. Na nota de cobrança da primeira prestação surgem duas referências para pagamento: uma diz respeito à primeira prestação a outra à totalidade do imposto", lembra ainda a Proteste Casa.
O imposto é calculado e cobrado pela AT, mas são as autarquias quem decide, todos os anos, qual a taxa que pretendem aplicar no seu concelho dentro do intervalo definido pela lei.
Para facilitar a consulta dos valores, as Finanças disponibilizaram, como é habitual, na página do Portal das Finanças um separador que permite a consulta da taxa que será cobrada por cada município. Pode saber mais aqui.
Leia Também: 'Hackers' pedem resgate de 1,4 milhões de euros ao Porto de Lisboa