Campeonato de queixas por crédito à habitação tem líder destacado
O Banco de Portugal divulgou esta terça-feira o relatório sobre supervisão comportamental do setor bancário português, sendo que, segundo destaca o Jornal de Negócios, o Barclays liderou no âmbito das reclamações por crédito à habitação, apresentando 1,16 reclamações por cada mil contratos efetuados.
© Reuters
Casa Banco de Portugal
Foram hoje apresentados os resultados da ação de supervisão comportamental aos bancos a operar em solo luso, efetuada pelo Banco de Portugal.
Neste âmbito, destaca o Jornal de Negócios, o crédito ao consumo foi o que mais queixas motivou por parte dos clientes. Porém, aqui, o crédito à habitação é destacado, com o Barclays a surgir em evidência com 1,16 reclamações em cada mil contratos. Segue-lhe o BIC, com 0,98, e em terceiro o Santander Totta, com 0,79, num sector cuja média é de 0,39 queixas.
"As matérias mais reclamadas incidiram sobre produtos de crédito aos consumidores, de contas de depósito e de crédito à habitação, representando estas três matérias 67,8% das reclamações dos clientes bancários", explica a mesma fonte.
Em termos de crédito ao consumo, do total de mais de 7.300 reclamações apresentadas em vários serviços prestados pelas entidades bancárias, este representou 2.153 queixas, o que apesar de tudo representa uma queda de 17,9% face a 2013.
Os depósitos foram o segundo objeto de análise que mais pedidos negativos motivaram, registando-se 1.960 queixas. No crédito à habitação foram apresentadas 848 reclamações por parte dos clientes.