Braga cobra menos IMI a mais de 25 mil famílias
A redução em 10% da taxa do Imposto Municipal sobre Imóveis, aprovada pela autarquia de Braga para famílias com dois ou mais dependentes, vai abranger mais de 25 mil agregados familiares residentes no concelho.
© DR
Casa Município
Num comunicado enviado hoje à agência Lusa, a Câmara Municipal de Braga esclarece que a medida se destina a famílias com habitação própria e permanente e com dois ou mais elementos dependentes na composição do agregado familiar.
Além daquela minoração, que segundo a autarquia liderada pela coligação PSD/CDS-PP/PPM "garante um benefício financeiro direto às famílias" e expressa a "política de responsabilidade social desenvolvida pelo atual executivo", as alterações às taxas de IMI contemplam ainda reduções e aumentos conforme o estado dos imóveis.
Assim, foi também aprovado, a 22 de junho, lembra a autarquia, uma minoração de 20% da taxa para edifícios reabilitados para a habitação de forma a "incentivar a reabilitação urbana, a fixação da população e a atração de novos residentes".
No entanto, a nova tabela prevê uma majoração de 30% a aplicar a prédios urbanos degradados, "considerando-se como tais os que não cumpram satisfatoriamente a sua função ou façam perigar a segurança de bens e pessoas", explica o texto.