Beja adere à redução de IMI a pagar por famílias com filhos
A Câmara de Ferreira do Alentejo, Beja, anunciou hoje que vai reduzir as taxas do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) a pagar em 2016 por famílias com filhos do concelho.
© Reuters
Casa Impostos
Segundo a autarquia, num comunicado enviado à agência Lusa, as reduções propostas pela Câmara e aprovadas pela Assembleia Municipal de Ferreira do Alentejo são "as máximas previstas" e serão, respetivamente, de 10%, 15% e 20% para famílias com um, dois e três ou mais filhos.
A medida pretende "aliviar a carga fiscal das famílias com filhos" e vai beneficiar 518 agregados familiares com domicílio fiscal no concelho de Ferreira do Alentejo, no distrito de Beja, explica a autarquia.
Também no distrito de Beja, a Câmara de Odemira vai reduzir a taxa de IMI a pagar em 2016 por proprietários de prédios urbanos, mas as taxas aplicadas a prédios urbanos degradados, devolutos há mais de um ano ou em ruínas serão agravadas.
As taxas de IMI a vigorar no concelho de Odemira em 2016, "todas abaixo do limite máximo fixado por lei", serão de 0,33% para prédios urbanos, menos 0,01% à aplicada este ano, e agravadas em 30% para os degradados, para o dobro no caso dos devolutos há mais de um ano e para o triplo no caso dos prédios em ruínas, precisa a autarquia.
Também no Alentejo, a Câmara de Castelo de Vide, no distrito de Portalegre, vai igualmente reduzir em 10%, 15% e 20% as taxas do IMI a pagar em 2016 por famílias com um, dois e três ou mais filhos, respetivamente.