Berlusconi envia carta a italianos a prometer reembolso de IMI
O antigo primeiro-ministro de Itália, Silvio Berlusconi, insistiu esta quarta-feira, na devolução do IMI, pago pelas famílias em 2012, ao enviar uma carta a milhões de italianos com a promessa de fazer o reembolso caso ganhe as eleições.
© DR
Casa Itália
Milhões de famílias italianas receberam uma carta de Berlusconi a reforçar a sua promessa de devolver, caso vença as eleições do próximo fim-de-semana, o imposto imobiliário, equivalente ao IMI em Portugal, pago em 2012 pelos italianos, de acordo com a Reuters.
Nos envelopes, passíveis de serem confundidos com aqueles que contêm documentos oficiais, podia ler-se: “Aviso importante: reembolso do IMI de 2012”, sendo que dentro estava a carta a referir que o “reembolso estará disponível por transferência bancária ou será entregue presencialmente no balcão dos correios”.
Para Pier Luigi Bersani, líder da coligação de centro-esquerda que ficou à frente nas últimas sondagens, trata-se de um “esquema”. A promessa de Berlusconi é “uma forma de fazer campanha que eu não posso aceitar”.
Já o procurador Antonio Ingroia, líder de um pequeno grupo de Esquerda, vai mesmo mais longe ao dizer que o antigo primeiro-ministro está a “prometer dinheiro em troca de votos”, o que consiste “em um crime, talvez até dois”.
Várias sondagens revelaram que esta taxa, reposta pelo Governo tecnocrata de Mario Monti, é das medidas mais criticadas do Executivo. No entanto, de acordo com um inquérito citado pela Reuters, 51% dos italianos não acredita na promessa de Berlusconi.