Crédito à habitação desce para metade das famílias
As famílias com empréstimos para compra de casa indexados às taxas Euribor a seis ou doze meses vão beneficiar de uma descida na prestação mensal este mês, escreve esta segunda-feira o Diário Económico, que adianta que só quem tem a Euribor a três meses vai ficar prejudicado.
© DR
Casa Crédito
São boas notícias para as famílias portuguesas. De acordo com o Diário Económico, quem tem o crédito à habitação indexado à Euribor a seis e a 12 meses vai sentir uma descida na prestação mensal em Abril, o que corresponde a mais de metade das famílias com empréstimos para a compra de casa.
Assim sendo, e considerando um empréstimo de 100 mil euros por um prazo de 30 anos e com um spread de 1%, quem tem crédito indexado à Euribor a seis meses verá a prestação da casa baixar em 2,1% face ao valor da última revisão, o que permitirá uma poupança de sete euros nos encargos mensais com o empréstimo durante o próximo semestre, com a prestação a cair para os 337 euros.
De acordo com o jornal, as famílias com o crédito associado à Euribor a 12 meses, serão as mais beneficiadas com a diminuição dos juros registada ao longo do último ano, com uma descida de 12,1% face ao valor registado em Abril de 2012. Feitas as contas e, durante os próximos 12 meses, estes agregados terão uma prestação mensal de cerca de 347 euros, menos 78 euros que os 425 euros pagos mensalmente desde Abril do ano passado.
Já nos empréstimos associados à Euribor a três meses a prestação vai sofrer um aumento de 0,3%, equivalente a um euro, passando de 330 para 331 euros.