Meteorologia

  • 24 NOVEMBER 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 22º
Finanças IMI Câmara de Viseu quer nova redução da...

Câmara de Viseu quer nova redução da taxa de IMI

A Câmara de Viseu decidiu hoje propor à Assembleia Municipal uma nova redução da taxa de Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) dos prédios urbanos avaliados para 0,3%, de forma a aliviar os munícipes.

Câmara de Viseu quer nova redução da taxa de IMI
Notícias ao Minuto

17:44 - 06/06/13 por Lusa Enviar email

Casa Impostos

A decisão foi tomada na reunião de hoje, “por unanimidade e com muita compreensão”, disse aos jornalistas o presidente da Câmara, Fernando Ruas.

O autarca explicou que se Viseu já estava entre as capitais de distrito do país com taxa de IMI mais baixa (tendo abaixo apenas Lisboa, Castelo Branco e Aveiro), com esta nova redução ficará no fim da lista.

“Já passámos de 0,50% para 0,35% e agora passamos para 0,30%, o limite mínimo”, frisou.

Fernando Ruas explicou que esta nova redução do IMI se deve também a “uma questão de precaução”, relacionada com a proposta de lei das Finanças Locais.

“Neste momento o que é dito, e espero que seja alterado, é que o fundo de apoio municipal pode ter de ser obrigatoriamente financiado por verbas que sejam excedentes decorrentes do IMI”, contou.

Segundo o também líder da Associação Nacional de Municípios Portugueses, desta forma “passaria a ser uma verba consignada”.

“Se eu tiver montantes de verbas disponíveis do IMI mas que tenha obrigatoriamente de as colocar num fundo de apoio deixo de contar com elas”, afirmou.

Campo obrigatório