Convento de S. Gonçalo reabre a 10 de janeiro após 16 meses de obras
A igreja e o claustro do convento de São Gonçalo, em Amarante, vão reabrir a 10 de janeiro, após a conclusão das obras em curso, segundo fonte autárquica.
© Lusa
Cultura Amarante
"Encerrados há 16 meses para obras de reabilitação, conservação e restauro, a igreja e o claustro do convento de São Gonçalo voltam a abrir à comunidade com toda a beleza e esplendor", lê-se num comunicado enviado à Lusa.
A data da reabertura, 10 de janeiro, é o dia de S. Gonçalo, o padroeiro da cidade e feriado municipal.
Os trabalhos em curso naquele monumento nacional, já na sua reta final, incluem intervenções nas coberturas, pisos, paredes e vãos.
O recheio artístico do monumento (retábulos, esculturas, pinturas murais, painéis azulejares), também tem beneficiado de melhorias,
A candidatura da paróquia de Amarante para a conservação e valorização do conjunto monumental foi aprovada no final de 2019 e conta com financiamento do Programa Operacional Região Norte.
A obra tem contado com o apoio da Direção Regional de Cultura do Norte, no acompanhamento, elaboração de projeto e na execução da obra.
"Desde o primeiro momento, o município de Amarante é parceiro desta operação, dada a sua importância para a região Tâmega e Sousa e para a região Norte", assinala a autarquia de Amarante.
Os trabalhos contam ainda com o apoio de entidades privadas, nomeadamente a Fundação Manuel António da Mota.
"De incalculável valor histórico, arquitetónico, artístico e turístico, a igreja e claustro de São Gonçalo apresentavam condições de conservação dramáticas sendo urgente esta intervenção de requalificação e valorização", recorda-se no comunicado.
Assinala-se ainda que "desde a sua construção, no século XVI, nunca se realizou uma intervenção global no edifício, apenas acrescentos e pequenas obras de reparação".
Leia Também: Dois de oito detidos em Amarante por tráfico de droga em preventiva
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com