Meteorologia

  • 23 NOVEMBER 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 22º

Mostra de Artes de Rua leva circo, marionetas, teatro e música a Sines

Espetáculos, criações de circo, dança, música, teatro e marionetas vão "ocupar" o espaço público da cidade de Sines (Setúbal) na Mostra de Artes de Rua (M.A.R) que vai decorrer entre sexta-feira e domingo, divulgou a organização.

Mostra de Artes de Rua leva circo, marionetas, teatro e música a Sines
Notícias ao Minuto

12:37 - 12/09/23 por Lusa

Cultura Sines

Na 5.ª edição da MAR, organizada pela companhia Teatro do Mar, vão estar representados cerca de 26 projetos artísticos, oriundos de Portugal, Espanha, França, Finlândia, Reino Unido e Lituânia.

Durante três dias, a arte ocupará as ruas da cidade do litoral alentejano com um programa "bastante abrangente" e dirigido a "todos os públicos", explicou à agência Lusa a encenadora e diretora artística do Teatro do Mar, Julieta Aurora Santos.

O programa "é para todos os públicos e ocupa diferentes lugares do nosso território que, aliás, é o grande propósito das artes de rua, ligarmo-nos uns aos outros e também do ponto de vista afetivo ao nosso território, criando novas memórias com a vivência dos espetáculos", frisou.

"Optamos por uma programação que seja diversa no sentido em que aborda muitas disciplinas artísticas diferentes e em espetáculos que possam chegar ao coração das pessoas", explicou a responsável.

A avenida Vasco da Gama, o centro histórico e a zona envolvente ao Castelo, o Pátio das Artes e o espaço exterior do Centro de Artes de Sines (CAS), o Jardim das Descobertas e a antiga Estação de Comboios, são alguns dos locais onde vão ser apresentados os espetáculos.

A edic¸a~o deste ano "sera´ dedicada a Ana Piu (1973-2023), palhac¸a, antropo´loga e ativista, em sua memo´ria e em nome de todas as mulheres palhac¸as do mundo, na sua nobre demanda de tocar o corac¸a~o de todos e criar arte e sorrisos", revelou, em comunicado, a organização.

"Este ano temos muita programação portuguesa e do melhor que se faz no nosso país", adiantou Julieta Aurora Santos.

Entre os artistas portugueses, destaque para a performance do artista João Paulo Santos, no Quintalão do Castelo, o circo caótico de Daniel Seabra, no Largo Poeta Bocage (sábado), ou os portugueses Laboratório (sexta-feira) que atuam no Largo João de Deus.

A mostra inclui ainda o espetáculo da companhia 'Seiko Dance' (Lituânia), que será apresentado, no sábado, em duas sessões, para grupos de 50 espetadores que serão convidados a "seguir os bailarinos" num percurso pelas "dunas e pela praia" da Costa do Norte.

A M.A.R arranca na sexta-feira, no Largo Poeta Bocage, com a companhia espanhola "Du'k'To" que apresenta o espetáculo de dança "A Rienda Suelta", e prossegue com a instalação "Esta pessoa não existe", da artista Elisabete Sousa, na Capela da Miserico´rdia, e o espetáculo de fotografia e música dos artistas Rui Pereira e Rini Luyks, na Bica do Castelo.

O primeiro dia reserva ainda espaço para as performances de dança e música da companhia espanhola "Ambae", no exterior do CAS, e de dança e vídeo, da Madrasta Dance, no Pátio das Artes.

No sábado, o programa inclui vários espetáculos de circo, acrobacia de solo, trampolim, trapézio e dança, instalações e performance de fotografia e música em vários locais da cidade.

No domingo, a programação é dedicada às crianças e às famílias com performances, jogos interativos, marionetas holográficas, teatro físico, malabarismo e circo no Jardim das Descobertas e na antiga Estação de Comboios.

Leia Também: Festival em Évora leva para a rua espetáculos de música, circo e teatro

Recomendados para si

;
Campo obrigatório