Estúdio português mostra design sustentável na Semana da Arte de São Francisco
O estúdio português Susdesign, com sede em Lisboa, inicia hoje uma mostra de design sustentável com materiais e conceitos do património cultural nacional durante a Semana da Arte de São Francisco, na Califórnia.
© Susdesign
Cultura Califórnia
A mostra intitulada "Sustainability by Design - From the Portuguese Atlantic to the Californian Pacific" inclui cinco marcas portuguesas, com curadoria do Susdesign, e estará aberta durante três dias no edifício do Consulado Geral de Portugal em São Francisco.
"Criámos uma paleta conceptual a ligar as duas regiões, Portugal e Califórnia, muito centrada nos dois dos maiores oceanos do planeta, o Oceano Atlântico e o Pacífico", disse à Lusa a diretora do estúdio, Ana Mestre.
A peça principal em exposição é a Forest Chair, que foi apresentada pela primeira vez em 2021, na presidência portuguesa do Conselho da União Europeia, e a partir de agora fará parte do design interior das áreas sociais do Consulado em São Francisco.
"É um tributo à floresta portuguesa, que simbolicamente integra três dos ecossistemas florestais de Portugal", explicou Ana Mestre. A sua composição inclui cortiça, numa homenagem ao montado de sobro, resíduos de eucaliptos, uma alusão à necessidade de limpar as florestas para evitar incêndios, e madeira de pinho reutilizada a partir de paletes em fim de vida.
"A cadeira é toda feita de resíduos, dentro desta lógica de economia circular, toda feita a partir de lixo florestal", descreveu a responsável. "A mensagem é como conseguimos, através de algo que à partida não tem interesse nenhum, como um resíduo florestal, transformar isso num objeto de valor acrescentado e que pode ter essa longevidade".
A curadoria dos espaços sociais do consulado, com peças de design que vão ficar em permanência, inclui mobiliário e design português de cinco marcas: Corque Design (que pertence ao Susdesign), Branca Lisboa, Pátria Lusa, Add Fuel e Mamoa Design.
"Quisemos trazer elementos muito relacionados com a cultura portuguesa, diferenciadores e representativos do nosso património material", salientou Ana Mestre.
Há peças de azulejaria da Pátria Lusa e Add Fuel, cortiça da Corque Design, carpintaria e objetos feitos à mão da Branca Lisboa e pufes de pele de cortiça em parceria com a Mamoa Design.
A ligação aos oceanos, uma relação muito estreita tanto em Portugal como na Califórnia, está representada nos tapetes, que foram feitos a partir de nylon reciclado de redes de pesca.
"São todos em vários tons de azul, a representar essas diferentes tonalidades nestes dois oceanos", explicou a diretora.
Na receção que inaugura hoje a mostra são esperados dois tipos de públicos, interessados neste cruzamento entre o design que utiliza desperdícios e o património cultural de Portugal: representantes ligados à arte em São Francisco, que querem descobrir estas peças, e empresas de design de interiores que querem ver criatividade portuguesa na decoração.
A San Francisco Art Week decorre entre 13 e 21 de janeiro e é um evento anual que celebra a cena artística na cidade californiana. Abrange iniciativas em museus, galerias, organizações sem fins lucrativos e espaços criativos.
A participação do Consulado de Portugal em São Francisco, liderado pelo cônsul, Pedro Pinto, inclui uma receção com prova de vinhos e visita guiada aos conceitos sustentáveis trazidos pelo Susdesign para a decoração dos seus espaços sociais.
Leia Também: Carlos Bunga inaugura exposição antológica no Museu Helga de Alvear
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com