Museu de Lanifícios da Covilhã debate métodos para divulgar memórias
O Museu de Lanifícios, na Covilhã, promove, dia 22, um encontro para discutir a importância dos métodos utilizados para divulgar testemunhos e memórias.
© ShutterStock
Cultura Covilhã
"Queremos transmitir a importância da metodologia na recolha de memórias individuais e coletivas e o papel do Arquivo Histórico dos Lanifícios, e suas fontes documentais, para consolidar os testemunhos orais em projetos de memórias de vida", sublinhou, em declarações à agência Lusa, a diretora do Museu de Lanifícios, Rita Salvado.
A Oficina Memórias de Vida realiza-se no auditório do Museu de Lanifícios, localizado em instalações da Universidade da Beira Interior, às 14:30, com a presença de um conjunto de oradores que pretende falar das diferentes formas de preservar a história e dar-lhe vida através de várias abordagens.
A intenção é apresentar projetos que dão a conhecer "as vivências individuais dos empresários, técnicos e operários que trabalharam nas fábricas de lanifícios da Covilhã", explicou Rita Salvado.
A diretora do Museu de Lanifícios realçou o interesse em "partilhar metodologias e experiências de projetos que abordam as histórias e as memórias individuais e coletivas dos lanifícios como manancial de conhecimento, património imaterial e imaginário para novas expressões culturais e artísticas".
O Museu de Lanifícios está localizado na Covilhã, cidade (distrito de Castelo Branco) que, pela sua forte ligação, no passado, a este setor de atividade, foi conhecida como "Manchester portuguesa".
Leia Também: Festival Internacional de Música da Primavera anima Viseu em abril
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com