Prémio literário atribuído a fundação australiana de promoção de leitura
O projeto australiano Indigenous Literacy Foundation venceu hoje o prémio literário sueco Astrid Lindgren Memorial Award, numa edição em que estavam nomeados sete autores portugueses, anunciou hoje a organização.
© Pixabay
Cultura Livros
O prémio internacional Astrid Lindgren Memorial Award (ALMA) é uma iniciativa do Conselho Sueco das Artes e tem um valor monetário de cerca de 432.000 euros destinado a escritores, ilustradores, instituições e pessoas que trabalhem na promoção do livro e da leitura para os mais novos.
Este ano, o prémio distinguiu uma fundação australiana que trabalha a promoção da leitura junto das crianças de 427 comunidades nativas do continente australiano.
Entre os cerca de 250 nomeados, indicados por vários países, estavam sete autores portugueses, nomeadamente a ilustradora Mariana Rio e os escritores David Machado e José Vaz, nomeados pela primeira vez.
A eles juntaram-se ainda Bernardo P. Carvalho, António Jorge Gonçalves, André Letria e Catarina Sobral, todos da área da ilustração e desenho gráfico, anteriormente nomeados para o prémio.
Em 2023, o prémio ALMA foi atribuído à escritora norte-americana Laurie Halse Andersen, que doou parte do dinheiro à organização Pen América, para o combate à censura de livros.
Leia Também: Selecionados 24 autores que vão receber bolsas de criação literária
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com