Meteorologia

  • 23 NOVEMBER 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 22º

Grupo de pessoas surdas sentiram "toda a emoção" de Dua Lipa no Alive

Através do Colete das Emoções que está ligado a 5G. Além disso, puderam ainda conhecer a artista anglo-albanesa.

Grupo de pessoas surdas sentiram "toda a emoção" de Dua Lipa no Alive
Notícias ao Minuto

14:37 - 15/07/24 por Notícias ao Minuto

Cultura NOS Alive

Um grupo de pessoas surdas pôde sentir "toda a emoção" do concerto de Dua Lipa, no NOS Alive, com uma solução inovadora, apelidada de 'Colete das Emoções'.

 

Num comunicado enviado ao Notícias ao Minuto, a NOS realça que este foi o primeiro concerto 5G para pessoas surdas em Portugal. O equipamento combina coletes sensoriais que vibram ao ritmo da música, com uma app de interpretação em Língua Gestual Portuguesa (LGP) em simultâneo.

Segundo a NOS, a iniciativa contou com um forte envolvimento da artista que, momentos antes do concerto, conheceu o grupo e teve a oportunidade de experimentar também o 'Colete das Emoções'.

"Para proporcionar um momento de inclusão, visibilidade e representatividade à comunidade surda, a NOS uniu-se à empresa Access Lab, que tem como missão garantir às pessoas surdas ou com deficiência o acesso à cultura e ao entretenimento. A partir daí, criou-se a experiência 'Coletes das Emoções', que, através da rede 5G da NOS, permitiu à comunidade surda sentir o poder da música ao vivo, num contexto único e arrebatador", lê-se no comunicado.

Os participantes usaram coletes hápticos, que captaram o som do concerto e emitiram vibrações ao ritmo da música. A baixa latência do 5G garantiu a captação do som em tempo real, bem como a instantaneidade na transmissão das vibrações, permitindo às pessoas estarem em perfeita simbiose com o artista e o público à sua volta. Paralelamente, uma app, criada pela NOS para o efeito, ofereceu uma camada adicional de imersividade e acessibilidade, disponibilizando o live streaming em tempo real de intérpretes qualificados em LGP, que acompanharam o concerto.

"Foi muito especial poder estar no concerto a sentir toda a magia da multidão, da artista, das luzes e da vibração da música, sobretudo desta forma tão única com os coletes e a possibilidade de interpretação em LGP, através da tecnologia da NOS. Para além desta componente tecnológica, outro momento forte da experiência foi quando tivemos oportunidade de conhecer a Dua Lipa e ensinámo-la a dizer em LGP – o primeiro nome da cantora em albanês significa, precisamente, amor. Tê-la visto depois no concerto a fazer este gesto foi o momento mais emotivo da noite, pois foi ali criado um elo entre a artista e a Comunidade Surda, perante todos os que assistiam ao concerto", disse Mariana Bártolo, uma das participantes na iniciativa.

Leia Também: Alive. 8 surdos vão ter experiência multissensorial (e envolve Dua Lipa)

Recomendados para si

;
Campo obrigatório