Meteorologia

  • 23 NOVEMBER 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 22º

Galerias portuguesas marcam presença na feira internacional VOLTA New York

As portuguesas Perve Galeria e Carrasco marcarão presença, a partir da próxima semana, na 16.ª edição da feira internacional de arte VOLTA New York, que estará sediada no Chelsea Industrial, em Manhattan.

Galerias portuguesas marcam presença na feira internacional VOLTA New York
Notícias ao Minuto

23:51 - 30/08/24 por Lusa

Cultura Arte

Na feira que decorrerá de 04 a 08 de setembro, a Perve Galeria apresentará obras do pintor e artista plástico português Carlos Zíngaro, que já havia sido anteriormente apresentado ao público nova-iorquino enquanto músico e compositor, e do argentino radicado nos Estados Unidos Mariano Cinat, que apresentará as suas paisagens que "vivem algures entre o real e o surreal", segundo a galeria.

 

Reafirmando o seu compromisso com a arte do Sul Global, a Perve Galeria levará também à "cidade que nunca dorme" obras da ceramista moçambicana Reinata Sadimba, uma das mais reconhecidas artistas africanas da atualidade, que se estreia na cidade norte-americana após ter exposto a sua obra em locais como Londres ou no Dubai, revelando a forma como entrelaça a cerâmica tradicional com uma linguagem contemporânea singular.

Também pela primeira vez em Nova Iorque, estarão obras do ceramista moçambicano João Donato, conhecido pelas suas narrativas e a forma como as transporta para a cerâmica.

A galeria, com sede em Lisboa, marcará ainda presença no 'Ukrainian Pavillion' com uma instalação inédita de Bogdan Gulyay (Ucrânia), com curadoria de Carlos Cabral Nunes, que "relembra o poder da criação artística face à realidade da guerra, que se encontra ainda bem presente na Europa", explicou a galeria em comunicado.

"Paradigma de artista resistente, Bogdan continua a viver e trabalhar em Kiev, desenvolvendo uma linha de trabalho que relembra o poder da criação artística face à realidade da guerra, em todos os seus elementos: psicológico, físico, arquitetónico e territorial", acrescenta a nota.

Também a galeria Carrasco, com espaços em Lisboa e em Madrid, estará presente na VOLTA New York, onde colocará em exposição obras de dois artistas de Portugal - o pintor João Cardoso - e de Espanha - o escultor Carlos Nicanor.

Será uma exibição "em forma de linhas cruzadas de diálogo de obras de arte" pelo espaço do 'stand', que irá desde o "corpo material dos volumes, e dos materiais naturais expressos nas esculturas únicas e simbólicas repletas de arquétipos de Carlos Nicanor", até à "louca e irónica narrativa distópica dos cenários de criaturas de João Cardoso, acompanhada de todas as questões relacionadas com a perda da humanidade", explicou a galeria no seu 'site'.

Durante os cinco dias de feira, a VOLTA New York apresentará mais de 50 galerias de 18 países, com destaque para o Pavilhão Ucraniano, apresentado em associação com a organização sem fins lucrativos Razom, que apresentará artistas da Ucrânia e da sua diáspora, "que estão a moldar ou moldaram o discurso dentro da atual área de conflito".

Sob a visão de um novo diretor artístico, Lee Cavaliere, os focos curatoriais da feira de 2024 falam sobre os temas de colaboração, comunidade e diálogo cultural.

Leia Também: Museu de Arte Pré-histórica após investimento de 300 mil euros

Recomendados para si

;
Campo obrigatório