ExpoBarrancos deste ano é dedicada ao cante alentejano
A ExpoBarrancos deste ano é dedicada ao cante alentejano e abre na sexta-feira, com cerca de 80 expositores e lotação esgotada, para promover o presunto e os enchidos produzidos naquele concelho raiano do distrito de Beja.
© Global Imagens
Cultura Cante alentejano
A ExpoBarrancos - Feira do Presunto e dos Enchidos de Barrancos, organizada pelo município, que a considera "a grande feira da raia", vai realizar-se até domingo no Parque de Feiras e Exposições da vila alentejana, situada perto da fronteira com Espanha.
Apesar da crise, a feira vai ter "lotação esgotada", disse hoje à agência Lusa a vereadora da Câmara de Barrancos Isabel Sabino, referindo que o certame é "muito importante para o desenvolvimento económico" do concelho, o qual "passa muito pela promoção de dois produtos locais de excelência", o presunto de Denominação de Origem Protegida (DOP) e os enchidos.
"De ano para ano, vêm cada vez mais pessoas à feira, muitas à procura dos produtos de Barrancos", o que é "excelente" para o turismo e para os estabelecimentos de comércio, restauração e hotelaria do concelho, frisou.
Por outro lado, disse, a autarquia pretende também que a feira sirva como "motor de atração de empresas" ligadas à transformação de carne de porco alentejano ou outras áreas para se instalarem no parque empresarial de Barrancos.
Segundo a vereadora, a feira deste ano é dedicada ao cante alentejano para prestar tributo à "expressão maior" da cultural alentejana e assinalar a classificação como Património Cultural Imaterial da Humanidade.
Neste sentido, no domingo, a feira inclui uma "Tarde do Cante", a partir das 18:00, com atuações dos grupos corais "Os Arraianos de Ficalho" e "Flores do Chança de Ficalho".
O espetáculo de encerramento da feira, também no domingo, às 20:00, vai ser um tributo ao cante alentejano e inclui as atuações de dois grupos corais do concelho, "Vozes de Barrancos" e "Filhos da Terra".
Exposição e venda de produtos tradicionais, com destaque para o presunto e os enchidos de Barrancos, tasquinhas, animação de rua e espetáculos de música e de dança são algumas das ofertas da feira.
O certame inclui também várias sessões de demonstração de corte e de degustação de presunto DOP e de degustação de enchidos de Barrancos, os "reis e senhores" da feira.
A feira deste ano inclui também atividades para comemorar os 41 anos do 25 de Abril, nomeadamente fogo-de-artifício, às 00:00 de sábado, a Corrida de Liberdade, a Festa das Crianças, com pinturas e insufláveis, e uma aula aberta de "zumba", no sábado de manhã.
Cada um dos fins de tarde dos três dias da feira vão ser animados, a partir das 18:00, com espetáculos temáticos, compostos por atuações de vários grupos, sendo as tardes de sexta-feira e de sábado dedicadas à música e à dança e a de domingo ao cante alentejano.
As noites da feira vão ser animadas, a partir das 22:00, com os espetáculos de Mico da Câmara Pereira e Sérgio Rossi, na sexta-feira, e de Rebeca, no sábado, após os quais haverá bailes.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com