'Alentejo, Alentejo' selecionado para o DocsBarcelona
O filme "Alentejo, Alentejo", de Sérgio Tréfaut, sobre o cante alentejano, foi selecionado para o DocsBarcelona, o Festival Internacional do Documentário, que decorrerá em maio, naquela cidade de Espanha.
© Lusa
Cultura Sérgio Tréfaut
O festival cumpre 18 anos, de 27 a 30 de maio, e mostrará 42 filmes, incluindo a produção de Sérgio Trefáut, único filme português selecionado, segundo a organização.
"Alentejo, Alentejo", premiado no IndieLisboa e na Colômbia, regista vários grupos polifónicos alentejanos, masculinos e femininos, mas sublinha ainda a importância do cante na própria identidade e vida quotidiana dos alentejanos.
Sérgio Tréfaut rodou esta longa-metragem depois de ter feito um curto filme, a convite da autarquia de Serpa, sobre o cante alentejano, por causa da candidatura a Património Imaterial da Humanidade.
O realizador filmou grupos corais como as Papoilas do Corvo e o Grupo do Sindicato Mineiro de Aljustrel, assim como formações corais mais recentes, como Os Bubedanas de Serpa.
As filmagens foram feitas em várias localidades do Alentejo - Castro Verde, Cuba, Vidigueira, Baleizão ou Aljustrel - e misturam curtos depoimentos dos cantores com interpretações vocais, em situações informais e do quotidiano, como, por exemplo, à mesa e na confeção de uma açorda.
O filme teve estreia comercial em 2014 e foi exibido num périplo por mais de 50 localidades.
O cante alentejano foi classificado como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO, a 27 de novembro, em Paris.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com