Meteorologia

  • 23 NOVEMBER 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 22º
Veja aqui o calendário
Veja aqui o calendário
Betano

Nadadora pisa a bandeira da Rússia e já houve reação do Kremlin

Ministro do desporto russo pede uma sanção exemplar à Federação Internacional da Natação.

Nadadora pisa a bandeira da Rússia e já houve reação do Kremlin
Notícias ao Minuto

09:40 - 28/03/22 por Notícias ao Minuto

Desporto Victoria Solntseva

Uma nadadora de origem ucraniana, Victoria Solntseva (Zeynep Gunesh desde que tem nacionalidade turca) provocou uma avalanche de indignação com o seu gesto.

A atleta, que participou sob a bandeira turca nos últimos Jogos Olímpicos em Tóquio, teve de fugir da Crimeia em 2014, coincidindo com a ocupação russa, e partiu para a Turquia, o país que lhe deu a sua nacionalidade atual.

O seu último gesto numa das suas histórias de Instagram, em que é vista a pisar a bandeira russa, desencadeou uma inundação de reações. A mais relevante, a do ministro do Desporto da Rússia, Dmitry Shvishev, que condenou veementemente o gesto: "Isto é realmente nojento". Shvishev incentivou a Federação Internacional de Natação (FINA) a lançar uma investigação sobre o caso e exigiu que a nadadora fosse punida.

"Isto é realmente nojento. Gostaria de acreditar que a Federação Internacional de Natação, assim como outras organizações relevantes, punirá a nadadora por este comportamento. Os nossos atletas têm sido punidos pelas suas atitudes, e aqui temos uma verdadeira efusão de nacionalismo em relação a um país. Tais provocações devem ser punidas independentemente do país para onde são dirigidas e do país representado pelo atleta que o faz. Penso que o nosso sindicato deveria abordar a FINA com um pedido para investigar este caso em pormenor", disse Shvishev.

Leia Também: "No ciclismo, perde-se muito mais do que se vence"

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório