Meteorologia

  • 23 NOVEMBER 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 22º
Veja aqui o calendário
Veja aqui o calendário
Betano

Meia maratona de Lisboa ambiciona recorde do mundo na 31.ª edição

A 31.ª edição da meia maratona de Lisboa, já com as inscrições esgotadas, terá prémios de 50.000 euros para novos recordes mundiais na distância, anunciou hoje a organização, que "aposta" num novo máximo feminino.

Meia maratona de Lisboa ambiciona recorde do mundo na 31.ª edição
Notícias ao Minuto

12:40 - 06/04/22 por Lusa

Desporto Maratona

Na 'mira' para a prova, agendada para 08 de maio, está, sobretudo, o recorde feminino para provas com partidas separadas, depois de no ano passado Jacob Kiplimo ter fixado o máximo masculino em 57.31 minutos.

Carlos Móia, presidente do Maratona Clube de Portugal, admitiu que "logo após a conquista do recorde do mundo, em masculinos, no ano passado" a conquista do "recorde feminino passou a ser uma ambição".

"Temos um bónus de 50.000 euros para trazer o recorde do mundo feminino, em partidas separadas, para Portugal. Esse recorde está fixado em 1:05.16 horas [Peres Jepchirchir (Quénia)]. E, naturalmente, o mesmo valor caso algum atleta masculino supere o tempo de Jacob Kiplimo (57:31) do ano passado. Não há impossíveis", disse Carlos Móia.

O presidente do Maratona explicou que o recorde que quer ver cair em Lisboa é o da prova com partidas separadas e não o máximo de 1:02.52 horas, que pertence à etíope Letesenbet Gidey, mas que foi estabelecido numa prova com partida conjunta de masculinos e femininos.

A prova, adiada de março para maio devido à pandemia de covid-19, conta com uma elite "de luxo", na qual se destaca o pelotão feminino, com destaque para a queniana Brigid Kosgei, detentora da melhor marca de sempre da maratona, e vencedora da maratona de Tóquio, este ano.

Kosgei terá a seu lado a etíope Tsehay Gemechu, a detentora do recorde da prova (1:06.66), alcançado no ano passado.

A prova feminina contará ainda com as etíopes Gotytom Gebreselassie (1:05.36) e Bosena Mulatie (1:05.43) e a israelita Lonah Salpeter (1:06.09).

Na prova masculina, para tentar fazer cair o recorde mundial de Jacob Kiplimo (57.31) apresentam-se 11 atletas com marcas abaixo da hora, com destaque para Kenneth Kiprop Renju (58.35), Abraham Cheroben (58.40), Kevin Kiptum (58.42) e Jorum Okombo (58.48).

Entre a elite portuguesa, participarão na prova nomes como Hermano Ferreira, melhor português em 2021, Luís Saraiva, Rafaela Almeida, Sara Moreira e Solange Jesus, em femininos.

A meia maratona contará com a presença de Eric Domingo Roldan, um maratonista amador espanhol que corre a empurrar uma cadeira de rodas com a mãe, que tem esclerose múltipla, e que no ano passado bateu o recorde do mundo da maratona (2:53.28) dessa categoria, marca que consta no Guinness Book.

No mesmo dia, realiza-se uma prova de 10 quilómetros, também com partida na Ponte 25 de Abril e com um percurso semelhante ao da meia maratona, de caráter mais lúdico e que garante a participação de milhares de participantes.

Numa vertente lúdica e solidária, o Maratona, através de uma parceria com a Fundação Benfica, apelou a uma participação massiva no "Mimosa Passeio da Família", com um percurso de quatro quilómetros, agendado para sete de maio, que será animado por um momento musical com Carolina Deslandes.

Leia Também: "A paralisia cerebral nunca definiu o Pedro". A força dos 'Iron Brothers'

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório