Meteorologia

  • 23 NOVEMBER 2024
Tempo
22º
MIN 13º MÁX 22º
Veja aqui o calendário
Veja aqui o calendário
Betano

"Pós-Benfica? Conheço os atalhos todos. Danos na viatura, zero"

Treinador do FC Porto lançou duelo frente ao Moreirense.

"Pós-Benfica? Conheço os atalhos todos. Danos na viatura, zero"
Notícias ao Minuto

23/11/24 13:52 ‧ Há 1 Hora por Notícias ao Minuto

ao minuto Ao Minuto Desporto Vítor Bruno

Vítor Bruno esteve, este sábado, em conferência de imprensa para fazer o lançamento do jogo do FC Porto frente ao Moreirense, a contar para a 4.ª eliminatória da Taça de Portugal.

 

Confira, abaixo, o essencial das palavras do treinador portista, que abordou vários temas, tendo negado, inclusive, que a sua viatura tenha sofrido danos após a derrota com o Benfica. 

Fim de cobertura

Francisco Amaral Santos | há 1 hora

Termina aqui a conferência de imprensa de Vítor Bruno. O jogo entre Moreirense e FC Porto está agendado para as 17h00 de amanhã, domingo. 

Adeptos atacaram a sua viatura?

Francisco Amaral Santos | há 1 hora

"Eu conheço os atalhos todos da casa... Não ia de cabeça de fora a ver se pontapearam ou não. Está um nevoeiro forte nesse dia. Tudo o que sei é que aquilo que saiu na imprensa no dia a seguir foi empolado. Danos na viatura, zero! Agora, como querem passar a mensagem e com que interesse a querem passar, isso já não depende de mim. Desperdiço zero da minha energia com coisas que não controlo. O que quero é ir a jogo amanhã, ser muito FC Porto e trazer uma vitória para estar na próxima eliminatória da Taça de Portugal". 

Regresso de Marcano está próximo?

Francisco Amaral Santos | há 1 hora

"O Iván mesmo não jogando, é decisivo dentro daquele balneário. Ainda ontem, comentei no final do treino e falámos que basta sentir a presença dele no treino para ver que tudo é diferente. Porque comunica, porque comanda, porque lidera, porque agarra... Esses jogadores são decisivos. A forma como ele se faz ouvir, a forma que acrescenta valor em cada mensagem que passa... Vai ser decisivo jogando ou não jogando". 

Fran Navarro tem oportunidade na Taça?

Francisco Amaral Santos | há 1 hora

"Não esteve no treino, pois não? (risos). O Fran... Quando disse que o Fran merecia cada cêntimo que recebi levantou-se alguma celeuma. Houve gente que comentou e bem. Toda a gente tem direito a opinar. Não é pelo facto de ele não jogar, que não pode ser um grande profissional. Temos de dar, talvez, mais valor àqueles que não jogam e que chegam ao treino e têm rendimento permanente. O Fran é um rosto menos visível, mas se calhar faz o Samu andar no fio da navalha para ter um rendimento alto. Considero-o um excelente profissional. Claro que é mais uma janela de oportunidade. Depende do momento do jogo. O Fran está disponível e perfeitamente capaz de ir a jogo amanhã". 

Iván Jaime e Vasco Sousa perderam espaço, Falta alguma coisa?

Francisco Amaral Santos | há 2 horas

"É questão de opção técnica, única e simplesmente". 

Próximo jogo da Liga Europa também é decisivo

Francisco Amaral Santos | há 2 horas

"O melhor onze que se pode esperar é o melhor para amanhã. Zero de reservas, zero de gestão, zero de pensamento no que vem a seguir. Olhar para o imediato. Atacar com o melhor onze possível. Quem veio de seleções, regressou quase todo em perfeitas condições. O Nico anda há um mês com um problema no pé que o incomoda, que o tira muitas vezes de parte do treino. Temos de fazer uma gestão muito cuidada da situação dele. São tudo condicionantes que temos de ter em conta amanhã para não hipotecar o rendimento futuro. Os jogadores que regressaram têm jogado praticamente sempre. Isso não me deixa preocupado". 

Deniz Gul e Grujic lesionados?

Francisco Amaral Santos | há 2 horas

"Estão os dois fora". 

Ciclo negativo antes da pausa

Francisco Amaral Santos | há 2 horas

"Em relação à dor do pós-Manchester e do pós-Benfica, a grande diferença é que no primeiro pudemos logo atacar o jogo seguinte passados quatro dias. No pós-Benfica, não. Temos 12 dias para andar a perceber como é que podíamos ter atuado. Como devíamos ter competido. Em que condições é que fomos a jogo. Não nos vamos escudar naquilo que foi a densidade de jogos, mas não podemos fugir a ela. Fomos a única equipa que teve três ciclos a jogar ao terceiro dia. E jogar ao terceiro dia é diferente de jogar ao quarto. Essa é a grande verdade. Competimos em condições diferentes do nosso adversário. E se calhar outros rivais também competiram entre si em condições diferentes. Estamos a falar de menos um dia, com mais uma viagem em cima... São factos inegáveis que estão lá. Se devíamos competido de outra forma, tudo isso eu concordo."

"Olhamos para a equipa de agora, e quem são as grandes referências do FC Porto que estão no balneário? É difícil. Tudo isso requere tempo. O ser FC Porto e ter estranhado FC Porto no corpo, ou se nasce com isso ou por influência de terceiros. É esse o nosso papel aqui dentro. Fazer entranhar a mística, a raça... O adepto quer ver retratado isso em campo. A essência do FC Porto não se pode perder. Nunca". 

Contestação após derrota na Luz

Francisco Amaral Santos | há 2 horas

"Obviamente que há sempre um impacto forte. Deixa sempre mossa. Aquilo que eu digo da agonia, de resolver no dia seguinte... Ela prolonga-se por mais tempo. Mas é uma agonia no sentimento. O que é levado para treino, as crenças e as convicções, estão lá a partir do primeiro treino após uma derrota que nos doeu. Eu sou muito prático. Acredito que muito daquilo que somos é resultado de 20/30% do que nos acontece e 70/80% da forma como reagimos ao que nos acontece. Aquilo que fizemos foi simples. Identificar problemas no jogo contra o Benfica e encontrar soluções. Não me vou desviar um milímetro daquilo que acho que é o melhor para a equipa. Os adeptos são soberanos. São o grande motor do clube. Têm espaço para se manifestar. Devem e podem fazê-lo. Agora se concordo ou não com a forma como fazem, isso é outra questão."

"É preciso não esquecer o perfil do plantel, a média de idades da equipa, que tipo de jogadores que temos. Ainda esta semana, tivemos um jogador que foi ter aulas de tarde depois do treino da manhã. São miúdos em idade precoce. Só o tempo dirá se traz consequências positivas ou negativas. Eu estou aqui há oito anos, não há um. Conheço os atalhos todos da casa. Às vezes, se alguma coisa sai por conveniência ou por algum interesse particular, eu também percebo". 

Mudanças no onze num jogo da Taça?

Francisco Amaral Santos | há 2 horas

"Espero um jogo muito difícil. Uma equipa que não perde em casa num passado recente. São seis/sete jogos em que não perde em casa, inclusive com um rival nosso que teve dificuldades em passar em Moreira de Cónegos. Será sempre um jogo diferente daquele que tivemos na Taça da Liga. O onze será naturalmente diferente. O momento é outro, o contexto também, e eles jogam perante os seus adeptos. Temos uma grande vontade de regressar às vitórias. Olhar para o jogo para buscar boas sensações para nos reerguemos para passar uma fase que não é a melhor. Não estamos a fugir a nada. O futebol é assim. É o momento."

Aí está Vítor Bruno

Francisco Amaral Santos | há 2 horas

O treinador do FC Porto já entrou na sala de imprensa e vai responder às questões dos jornalistas presentes. 

Início de cobertura

Francisco Amaral Santos | há 2 horas

Vítor Bruno é esperado na sala de imprensa dentro de 15 minutos. 

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório