O Fenerbahçe anunciou, esta sexta-feira, o despedimento de José Mourinho. O treinador português encontrava-se a cumprir a segunda temporada à frente do clube turco, mas não terá resistido à eliminação no playoff de acesso à Liga dos Campeões, às mãos do Benfica.
"Gostaríamos de lhe agradecer os seus esforços pela nossa equipa até hoje e desejar-lhe sucesso no futuro", pode ler-se na nota oficial do Fenerbahçe.
O clube de Istambul não teceu mais comentários sobre a decisão de despedir o técnico português que ocupava o cargo há 15 meses.
No entanto, a imprensa turca aponta a derrota no playoff frente ao Benfica, registada na noite da passada quarta-feira, como a principal razão para que o Fenerbahçe tenha tomado uma decisão drástica já com a nova época em andamento.
A direção do Fenerbahçe teria traçado como meta marcar presença na fase regular da Liga dos Campeões, mas viu Mourinho não conseguir superar o Benfica, com um empate em casa e uma derrota no Estádio da Luz.
O Fenerbahçe vai, assim, competir na Liga Europa, mas já sem José Mourinho ao leme da equipa. De resto, o treinador português foi sempre dizendo que o clube turco apenas tinha condições para vingar na segunda prova de clubes da UEFA, ao contrário do Benfica.
KAMUOYUNUN BİLGİSİNE
— Fenerbahçe SK (@Fenerbahce) August 29, 2025
Profesyonel Futbol A Takımımızın 2024-2025 sezonundan itibaren teknik direktörlük görevini yürüten Jose Mourinho ile yollarımız ayrılmıştır. Kendisine bugüne kadar takımımız için verdiği emekler için teşekkür eder, gelecek kariyerinde başarılar dileriz.… pic.twitter.com/7MpkzNhEN4
Feitas as contas, Mourinho vai deixar o Fenerbahçe com um saldo de 62 jogos disputados e 37 vitórias. Na temporada passada, o treinador luso de 62 anos falhou a conquista do título da Turquia - que já foge ao Fenerbahçe desde 2013/14 - ficando a 11 pontos de distância do campeão tricampeão Galatasaray.
Ao longo destes 15 meses na Turquia, Mourinho foi protagonizando algumas polémicas e enviando alguns recados, muitos deles internos. Essa também poderá ter sido uma das razões para o Fenerbahçe quebrar o vínculo.
O que segue?
Resta, agora, saber qual o futuro do treinador natural de Setúbal. Para trás ficam, recorde-se, passagens por cinco países no estrangeiro. Para além da Turquia, Mourinho também passou por Itália por duas ocasiões (AS Roma e Inter), já depois de vários anos em Inglaterra, onde foi treinador de Tottenham, Manchester United e Chelsea.
Em Espanha orientou o Real Madrid por três temporadas, já depois de uma primeira passagem por Londres e Milão.
Em Portugal foi campeão europeu pelo FC Porto, vencendo a Liga dos Campeões e a Taça UEFA, já depois de ter passado fugazmente por Benfica e União de Leiria.
No total da carreira, Mourinho contabiliza 26 títulos, nos quais se destacam duas Ligas dos Campeões, duas Ligas Europa e uma Liga Conferência. Nota, ainda, para as duas Ligas italianas, três Ligas inglesas e uma Liga espanhola.
Recentemente o nome de José Mourinho foi associado a um possível regresso a Inglaterra, nomeadamente para a sucessão ao compatriota Nuno Espírito Santo no Nottingham Forest.
[Notícia atualizada às 09h08]
Leia Também: Justiça poética. Akturkoglu garante os milhões do Benfica na Champions