Procurar

Sporting-FC Porto: Um ano depois, repete-se (?) uma história em Alvalade

Sporting e FC Porto voltam a protagonizar um 'escaldante' Clássico na quarta jornada da I Liga, este sábado, praticamente um ano após o último duelo entre rivais em Alvalade. Desta vez, há mudanças 'a gosto' para todos os lados.

Sporting-FC Porto: Um ano depois, repete-se (?) uma história em Alvalade

© Getty Images

Miguel Simões
30/08/2025 06:38 ‧ há 11 horas por Miguel Simões

Desporto

Antevisão

Três jornadas, três vitórias para Sporting e FC Porto. Foi assim na época passada, foi assim na presente temporada. E o que se segue? Pois bem, um novo (e 'escaldante') Clássico, no Estádio José Alvalade, este sábado, igualmente a contar para a quarta ronda da I Liga.

 

Mudou o dia. Em 2024, foi no dia 31 de agosto. Agora, em 2025, está agendado para o dia 30 de agosto. Mudaram também as peças do xadrez e as equipas técnicas. Só não mudou o panorama da classificação, com registos 'espelhados' entre Rui Borges e Ruben Amorim... e entre Francesco Farioli e Vítor Bruno. Se antes dividiam a liderança com o Famalicão, agora partilham o trono com outro clube minhoto, o Moreirense.

É certo que o Sporting volta a ter, por esta altura, o melhor ataque da prova, mas também é verdade que o FC Porto regressa a Alvalade com a baliza de Diogo Costa 'a zeros', ainda que isso não tenha impedido o triunfo dos leões, por 2-0, com golos de Viktor Gyokeres e Geny Catamo.

Desde então, os azuis e brancos 'mergulharam' no tal 'ano zero' no mandato de André Villas-Boas, sem títulos conquistados nos últimos 12 meses, enquanto o clube de Alvalade, liderado por Frederico Varandas, viria a alcançar o feito da 'dobradinha', com as conquistas da I Liga e da Taça de Portugal, no passado mês de maio.

Déjà vu? Sporting e FC Porto colados num Clássico 'a gosto' em Alvalade

Déjà vu? Sporting e FC Porto colados num Clássico 'a gosto' em Alvalade

Sporting e FC Porto voltam a medir forças na quarta jornada da I Liga, em Alvalade, tal e qual como aconteceu há sensivelmente um ano. Ambos os rivais também tinham nove pontos em nove possíveis, mas foram os bicampeões nacionais a 'fugir' nesse Clássico.

 Miguel Simões | 07:17 - 27/08/2025

Sem perder de vista o que tem acontecido no mercado de verão, o FC Porto operou uma 'revolução' no plantel, com dez reforços, alguns dos quais com entrada praticamente direta no onze de Francesco Farioli, enquanto o Sporting promoveu meia dúzia de entradas, num verão em que não se livrou da 'novela' em torno de Viktor Gyokeres.

Só que o está para trás, para trás ficará. Este é o primeiro duelo entre Rui Borges e Francesco Farioli e há uma certeza: pelo menos um deles deixará de ter o registo 100% vitorioso alcançado na presente edição da I Liga até ao momento.

O grande Clássico tem apito inicial agendado para as 20h30 (horário de Portugal Continental), no Estádio de Alvalade, com arbitragem de João Gonçalves, sendo que poderá acompanhar as incidências da partida, em direto, no Desporto ao Minuto.

Treinadores em discurso direto

Rui Borges:

Elogios ao FC Porto: "Não acho que o Sporting parta à frente ou não por eu estar há mais tempo. Já conseguimos desvendar a dinâmica do FC Porto, com o novo treinador. É uma equipa fiel ao jogo posicional. Muito forte na aceleração, vertical , agressiva com bola, muito forte em duelos, intensa... Uma equipa fisicamente mais forte. É uma equipa muito forte nos duelos e na primeira pressão. Ganham muitos duelos. Temos de estar preparados para impor o nosso jogo, perante um bom adversário. São duas equipas confiantes que jogam bem. Que seja um grande jogo, na nossa casa, e que possamos nos superiorizar". 

Favoritismo em Alvalade: "Podia dar um bocadinho de favoritismo a nós, porque jogamos em casa. Acredito sempre que os nossos adeptos possam fazer a diferença na balança. Que nos transportem a força deles, tal como aconteceu na época passada e que nos levou a ser bicampeões".

Diferenças desde a Supertaça perdida: "Em relação à Supertaça, nem tem comparação. Adversários e momentos diferentes. Não é comparativo. O FC Porto, naquilo que é a parte da intensidade, temos de igualar isso. Não temos tantos jogadores com a primeira qualidade a ser a agressividade, mas temos jogadores com qualidade técnica e temos de superar isso. Estaremos preparados para aquilo que seja a exigência física do jogo. São duas equipas pressionantes, que gostam de ter bola. Vai ser um bom jogo". 

Francesco Farioli:

Primeiro Clássico e regresso de Samu: ""Este jogo é carregado de emoção. É muito importante ter um bom resultado. Perder, empatar ou ganhar não vai definir nada. Ainda estamos no início da temporada. Os resultados têm um valor algo relativo nesta altura. Samu Aghehowa? "Vai estar no jogo. É preciso dar-lhe os parabéns por isso. Tem trabalhado no duro e tem feito esforços para poder ser opção. Honestamente, isso significa muito em termos de compromisso. Fará parte do jogo para amanhã. Deixo ainda uma palavra ao staff médico do FC Porto para que isto fosse possível".

Responsabilidade no Dragão: "Creio que nunca estamos preparados, apenas descobrimos coisas quando estamos dentro das coisas. É claro que temos as nossas ideias, princípios, mas o que aprendi é que temos sempre porta aberta para adaptações. O esforço torna-nos melhores pessoas e aprendemos muitas coisas. Da minha experiência, posso dizer que aprendi imenso. Estou muito grato. Acho que a responsabilidade de trabalhar nestes clubes é um privilégio, com muitos adeptos. A única coisa que posso fazer é provar com o meu trabalho que estou preparado".

Rodrigo Mora (ainda) no plantel: "Podia evitar responder, mas vou dar a resposta. O Rodrigo Mora está aqui. O meu sentimento é de que está conectado. Acho que está preparado para ter um papel importante amanhã. O mercado ainda está aberto, para toda a gente. Temos de estar preparados para todos os cenários. O meu foco passa sempre por sobre os jogadores que estão aqui, com toda a energia para o jogo em Alvalade. É um estádio onde o FC Porto perde alguns jogos e temos a oportunidade de dar a volta à história".

Últimos resultados

Sporting: V-V-V-D-V

FC Porto: V-V-V-V-V

Últimos onzes

Sporting: Rui Silva, Iván Fresneda, Gonçalo Inácio, Zeno Debast, Ricardo Mangas, Morten Hjulmand, Hidemasa Morita, Geny Catamo, Francisco Trincão, Pedro Gonçalves e Luis Suárez.

FC Porto: Diogo Costa, Alberto Costa, Nehuén Pérez, Jan Bednarek, Zaidu Sanusi, Alan Varela, Gabri Veiga, Victor Froholdt, William Gomes, Luuk de Jong e Borja Sainz.

Ausências

Sporting: Nuno Santos, Daniel Bragança, Maxi Araújo, Hidemasa Morita e Ousmane Diomande (lesionados).

FC Porto: Martim Fernandes e Pepê (lesionados).

Leia Também: Déjà vu? Sporting e FC Porto colados num Clássico 'a gosto' em Alvalade

Leia Também: Rui Borges 'alinha-se' com Ruben Amorim às portas do Sporting-FC Porto

Leia Também: Farioli 'estica' registo de Vítor Bruno e deixa 'cheirinho' para Clássico

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si