O Al Ittihad voltou à carga por Rodrigo Mora e está agora mais perto de chegar a um acordo com o FC Porto, revela o jornalista Sacha Tavolieri este sábado. O clube saudita retomou as negociações e já admite pagar os 70 milhões de euros da cláusula de rescisão, tal como o presidente André Villas-Boas havia exigido.
O Al Ittihad tinha recuado nas conversações por Rodrigo Mora, depois da exigência feita pelo líder máximo do FC Porto, mas decidiu agora ir ao encontro dos valores pedidos e espera selar o negócio nas próximas 48 horas, prazo que também dita o encerramento do mercado de transferências em Portugal.
Por seu turno, o jovem avançado português de 18 anos já havia aceitado, na semana pasasda, a oferta de contrato colocada em cima da mesa pelos responsáveis do Al Ittihad e está pronto para viajar rumo à Arábia Saudita.
Ainda assim, o nome de Rodrigo Mora deverá constar na ficha de jogo do FC Porto para a visita deste sábado ao rival Sporting, num Clássico relativo à 4.ª jornada da I Liga. O jovem formado no Olival perdeu um lugar no onze portista após a chegada de Francesco Farioli, mas deverá constar no banco de suplentes, podendo ser aposta do treinador italiano no decurso da partida no Estádio José de Alvalade.
🟡️ EXCL - Al-Ittihad Club close to conclude an agreement with FC Porto for Rodrigo Mora!
— Sacha Tavolieri (@sachatavolieri) August 30, 2025
🇵🇹 Mora already accepted personal terms last week.
🇸🇦 Saudi side accept to pay €70M release clause & expects that a deal will be found within the 48 hours. #SPL #mercato pic.twitter.com/SUFemuUaAC
Porta fechada após segunda-feira
As próximas horas prometem ser marcadas por muitas movimentações de mercado, mas André Villas-Boas já terá tomado a decisão de que não vai permitir a saída de Rodrigo Mora após o fecho de mercado em Portugal.
O defeso vai manter-se aberto na Arábia Saudita por mais alguns dias, mas o presidente do FC Porto vai barrar qualquer oferta que chegue ao Dragão depois de segunda-feira.
De resto, na memória dos responsáveis portistas está, ainda, o caso de Galeno, jogador que o Al Ittihad chegou a ter como fechado, mas que desistiu sem aviso prévio, optando pelo neerlandês Bergwijn.
O FC Porto reagiu publicamente na altura - há um ano - apontando o dedo à postura adotada pelo clube, sendo que Galeno acabaria por se mudar para a Arábia Saudita, mas apenas em janeiro e para vestir a camisola do Al Ahli.
Mora despromovido na seleção?
O nome de Rodrigo Mora foi ausência notada na convocatória da seleção nacional anunciada ontem, sexta-feira, por Roberto Martínez. O jovem avançado do FC Porto tinha feito parte do grupo que conquistou a Liga das Nações em junho, pese embora não tenha somado qualquer minuto nos dois jogos ante Alemanha e Espanha, e agora foi 'transferido' para a seleção... de sub-21.
Roberto Martínez abortou o tema e garantiu que não se tratou de uma "despromoção", preferindo olhar para a situação do "talentoso" jogador como normal num processo de "crescimento".
"O talento do Rodrigo Mora é excecional. Adoro o talento dele, que é permanente. O Rodrigo Mora estava na equipa que ganhou a Liga das Nações, mas o míster Luís Freire vai falar sobre a importância de Rodrigo Mora estar nos sub-21. Não é uma despromoção. É uma oportunidade de continuar o seu processo de formação", explicou o selecionador nacional.
Resta agora a Rodrigo Mora esperar pelas próximas 48 horas para ver resolvida, de uma vez por todas, o seu futuro.
[Notícia atualizada às 12h05]