Jota Silva está a caminho do Besiktas, da Turquia, informou, esta quinta-feira, o jornalista Fabrizio Romano.
De acordo com o jornalista especialista no mercado de transferências, o extremo português, de 26 anos, será cedido ao emblema de Istambul, que poderá ter de exercer a opção de compra obrigatória no final da época 2025/26 junto do Nottingham Forest.
O emblema da Premier League, agora liderado por Ange Postecoglou, sucessor de Nuno Espírito Santo, já deu luz verde para a transferência do jogador, sem espaço no plantel.
️️ EXCLUSIVE: Besiktas are closing in on deal to sign Jota Silva from Nottingham Forest!
— Fabrizio Romano (@FabrizioRomano) September 11, 2025
New winger on the way for Besiktas, deal almost agreed on loan with buy option clause that might turn into obligation.
Green light imminent from #NFFC, then… here we go. pic.twitter.com/WzBWSNGIJH
No entanto, o Desporto ao Minuto apurou que o Trabzonspor intrometeu-se na corrida pelo internacional português.
Na época passada, Jota Silva, proveniente do Vitória SC a troco de sete milhões de euros, enfrentou dificuldades para se impor no campeonato mais exigente a nível europeu. Contabilizou apenas 840 minutos de utilização na Premier League, com 3 golos e uma assistência.
Em 2025/26, o jogador foi colocado na porta de saída do Forest, que abdicou do camisola 20 na inscrição para a fase de liga da Liga Europa, no qual terá encontro marcado com o FC Porto.
Varandas 'descartou' Jota Silva
No dia 1 de setembro, Jota Silva esteve perto de regressar a Portugal para assinar pelo Sporting, bicampeão nacional. A transferência caiu por terra por um e-mail. Os documentos entraram a horas no sistema da FIFA, o TMS, porém já não na Liga portuguesa, o que invalidou todo o processo.
Posteriormente, o presidente dos leões, Frederico Varandas, comentou o caso, assumindo que o extremo era um pedido do técnico Rui Borges, com quem trabalhou no Vitória SC, mas que não estaria disposto em entrar numa opção de compra com um valor fora da realidade.
"Foi identificado pelo nosso treinador, que queria trazer o jogador com o intuito de trazer maior profundidade ao plantel. Esteve inegociável durante praticamente todo o mercado. Era-nos pedido um valor de 15 milhões de euros a que nós, administração e treinador, dissemos 'não, nem pensar'! No penúltimo dia de mercado o Nottingham recebeu proposta de 19 milhões do Botafogo e para nós acabou o Jota. Mas acontece que o jogador recusou essas propostas e já no último dia, o Nottingham aceitou uma proposta nos nossos moldes. 4,5 milhões e meio de empréstimo, mais salário de 2,5 milhões dos salários, seriam 7 milhões o empréstimo. Aceitaram este acordo já as 23h45. E é tecnicamente impossível, preencher os impressos, toda a documentação, digitalizar, colocar na plataforma", salientou o líder máximo do emblema de Alvalade, no passado dia 3 de setembro, à margem da realização da Supertaça de futsal.
Mais um português no Besiktas?
No novo clube, Jota Silva poderá encontrar os compatriotas Tiago Djaló, Rafa Silva e João Mário. No plantel, está ainda uma cara bem conhecida: o ex-benfiquista Orkun Kokcu. No campeonato, o Besiktas ocupa a 11.ª posição, com três pontos ao fim de quatro jornadas.
Leia Também: Oficial: Médio Christian Eriksen assina pelo Wolfsburgo até 2027