A tão aguardada fase de liga da Liga dos Campeões arranca já na próxima terça-feira, mas a UEFA surpreendeu tudo e todos ao anunciar, esta quinta-feira, em forma de comunicado partilhado através das plataformas oficiais, uma nova (e importante) regra.
A partir de agora, os clubes passarão a poder inscrever "um substituto temporário para um máximo de um jogador de campo com uma lesão ou doença de longa duração", até à sexta e derradeira jornada, ao contrário do que sucedeu nas últimas décadas, em que se veriam limitados às opções registadas.
"O motivo da adaptação é garantir que as listas de convocados não sejam reduzidas injustamente e que os jogadores sejam protegidos da pressão adicional da carga de trabalho", justifica o organismo liderado pelo advogado esloveno Aleksander Ceferin.
A fase de liga, recorde-se, começa já pelas 17h45 (hora de Portugal Continental) da próxima terça-feira, com o Athletic Bilbao-Arsenal e o PSV-Union St. Gilloise, e irá prolongar-se até ao dia 28 de janeiro, quando todos os jogos serão disputados em simultâneo.
Ao todo, estão envolvidas 36 formações, sendo que apenas as oito primeiras se apuram diretamente para os oitavos de final. As 16 seguintes terão de disputar um playoff, ao passo que todas as restantes ficarão imediatamente excluídas das competições europeias.
Sporting e Benfica representam Portugal
O Sporting, recorde-se, apurou-se diretamente para a fase de liga da Liga dos Campeões, na qualidade de campeão português. Pela frente, terá Kairat Almaty (a 18 de setembro), Napoli (a 1 de outubro), Marseille (a 22 de outubro), Juventus (a 4 de novembro), Club Brugge (a 26 de novembro), Bayern Munique (a 9 de dezembro), Paris Saint-Germain (a 20 de janeiro) e Athletic Bilbao (a 28 de janeiro).
O Benfica também lá está, mas teve de superar duas fases preliminares, visto que não foi além da segunda posição, na passada temporada da I Liga. Primeiro, deixou para trás o Nice, na terceira pré-eliminatória, por 4-0, no conjunto das duas mãos. Depois, afastou o Fenerbahçe, equipa orientada pelo treinador português José Mourinho, no playoff, por um resultado agregado de 1-0.
Agora, os homens de Bruno Lage irão medir forças com Qarabag (a 16 de setembro), Chelsea (a 30 de setembro), Newcastle (a 21 de outubro), Bayer Leverkusen (a 5 de novembro), Ajax (a 25 de novembro), Napoli (a 10 de dezembro), Juventus (a 21 de janeiro) e, finalmente, Real Madrid (a 28 de janeiro).
FC Porto e Sporting de Braga na Liga Europa
Portugal também se fará representar na Liga Europa (ao contrário do que irá acontecer na Liga Conferência Europa, fruto da eliminação do Santa Clara, perante o Shamrock Rovers), neste caso, por FC Porto (que lá chegou diretamente) e Sporting de Braga (que teve de ultrapassar duas eliminatórias).
Os dragões irão defrontar Salzburgo (a 25 de setembro), Estrela Vermelha (a 2 de outubro), Nottingham Forest (a 23 de outubro), Utrecht (a 6 de novembro), Nice (a 27 de novembro), Malmo (a 11 de dezembro), Viktoria Plzen (a 22 de janeiro) e Rangers (a 29 de janeiro).
Já os arsenalistas, têm jogos agendados com Feyenoord (a 24 de setembro), Celtic (a 2 de outubro), Estrela Vermelha (a 23 de outubro), Genk (a 6 de novembro), Rangers (a 27 de novembro), Nice (a 11 de dezembro), Nottingham Forest (a 22 de janeiro) e Go Ahead Eagles (a 29 de janeiro).
Leia Também: Final da Liga dos Campeões 2026/27 no estádio do Atlético de Madrid