A principal seleção de Portugal carimbou, ao final da manhã desta quarta-feira, o apuramento para os oitavos de final do Campeonato do Mundo de voleibol, que decorre nas Filipinas, graças ao triunfo conquistado pelos Estados Unidos da América (EUA) sobre Cuba, por 3-1.
A equipa das quinas assistiu a este embate 'de cadeirão', depois de, horas antes, ter derrotado a Colômbia, pelos parciais de 23-21, 21-25, 25-20, 25-21 e 15-11, e acabou mesmo por poder fazer a festa, visto que a congénere norte-americana ter alcançado um triunfo, por diferenciais de 25-17, 25-23, 23-25 e 27-25.
Feitas as contas, os EUA conquistaram a liderança do Grupo D, com nove pontos conquistados em nove possíveis, tendo Portugal terminado imediatamente atrás, com cinco. De fora da competição, ficaram Cuba e Colômbia, que perfizeram três e um pontos, respetivamente.
A formação comandada por João José já sabe, de resto, que, na próxima fase, agendada para segunda-feira, terá pela frente a Bulgária, que terminou na dianteira do Grupo E, com oito pontos, seguida de Eslovénia, com quatro, Alemanha, com três, (seleções que ainda irão defrontar-se) e Chile, com zero.
Como estão os outros grupos?
Neste momento, o Grupo D é o único que tem já todas as contas encerradas. No Grupo A, ao cabo de dois jogos, Tunísia, Irão, Egito e Filipinas estão empatados, com três pontos cada. No Grupo B, Polónia e Países Baixos partilham a liderança, com seis pontos cada (e menos um jogo disputado), seguidos de Qatar, com três, e Roménia, com zero.
No Grupo C, a Argentina é líder, com cinco pontos, seguida de França, com quatro, Finlândia, com três, e Coreia do Sul, a 'zeros'. No Grupo F, à entrada para a derradeira jornada, a Bélgica é primeira classificada, com cinco pontos, Itália é segunda, com quatro, a Ucrânia é terceira, com três, e a Argélia é quarta, com zero.
Turquia e Canadá já se apuraram, no Grupo G, com nove e seis pontos, respetivamente, o que as deixa à frente de Líbia e Japão, sem qualquer ponto somado, até ao momento. Finalmente, no Grupo H, o Brasil é líder, seguido de República Checa, Sérvia (com três pontos cada) e China, que ainda luta pelos primeiros pontos.
A fase de grupos do Mundial de voleibol irá prolongar-se até às 14h30 (hora de Portugal Continental) de quinta-feira, data para a qual está agendada o jogo de encerramento, que irá colocar, frente a frente, Itália e Ucrânia. Os 'oitavos' realizam-se entre 20 e 23 de setembro, os 'quartos' entre 24 e 25, e as 'meias' a 27. Já a final e o jogo de atribuição dos terceiro e quatro lugares, realizam-se no dia 28 deste mês.
O historial de Portugal
Esta, recorde-se, é já a terceira participação de Portugal num Campeonato do Mundo de voleibol. A primeira teve lugar em 1956, na capital francesa de Paris, e terminou com um 15.º lugar. Já a segunda, surgiu em 2002, na Argentina, e resultou num oitavo lugar, na sequência da derrota sofrida perante a Jugoslávia, por 0-3, nos quartos de final.
Leia Também: Portugal vence Colômbia e ainda sonha com oitavos do Mundial de voleibol