Procurar

Yann Karamoh já aterrou em Portugal para reforçar o FC Porto

Avançado está livre, após o 'adeus' ao Torino, e irá, ao que tudo indica, assinar um contrato válido por uma temporada com a formação azul e branca, reencontrando, desta maneira, Francesco Farioli.

Yann Karamoh já aterrou em Portugal para reforçar o FC Porto

© Getty Images

Carlos Pereira Fernandes
17/09/2025 16:18 ‧ há 2 dias por Carlos Pereira Fernandes

Desporto

Mercado

Yann Karamoh aterrou, ao início da tarde desta quarta-feira, no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, para realizar os habituais exames médicos e assinar um contrato que, ao que tudo indica, o irá manter ligado ao FC Porto, pelo menos, até ao final da nova temporada de 2025/26.

 

O jogador de 27 anos de idade encontra-se livre, após o final do vínculo que mantinha com o Torino, já desde 2022, motivo pelo qual pode ser inscrito pela direção liderada por André Villas-Boas junto da Liga Portugal, pese embora o mercado de transferências de verão já esteja formalmente encerrado há mais de duas semanas.

O avançado natural de Abidjã, na Costa do Marfim (mas internacional pelos escalões jovens da seleção francesa) estava na agenda de vários outros clubes europeus, mas a estrutura azul e branca movimentou-se rapidamente e acabou por garanti-lo, dando, assim, uma 'prenda fora de horas' ao treinador italiano Francesco Farioli.

Neste momento, tudo está devidamente alinhavado entre todas as partes envolvidas, pelo que, salvo surpresa de última hora, Yann Karamoh deverá mesmo ser formalmente apresentado, dentro em breve, como o 13.º reforço de verão dos dragões, seguindo as pisadas de Victor Froholdt, Gabri Veiga, Alberto Costa, Nehuén Pérez, Borja Sainz, Jan Bednarek, Dominik Prpic, Pablo Rosario, Jakub Kiwior, Luuk de Jong, João Costa e Pedro Lima, numa janela em que foram investidos perto de 100 milhões de euros.

Quem é Yann Karamoh?

Yann Karamoh deu os primeiros passos no mundo do futebol ao serviço do RCF Paris, tendo dado continuidade à formação no Caen, clube pelo qual acabaria por estrear-se ao mais alto nível, na temporada de 2016/17, que terminou com um registo de cinco golos e três assistências.

Números que chamaram a atenção do Internazionale, que, no final da mesma, acabaria por investir uma verba na ordem dos 6,5 milhões de euros, para o 'resgatar'. No entanto, a então jovem promessa acabou por não conseguiu singrar, no Stadio Giuseppe Meazza, pelo que somou empréstimos consecutivos a Bordeaux e Parma.

O final do 'casamento' com a formação nerazzurra acabaria por consumar-se no verão de 2020, quando o Parma optou por 'chegar-se à frente' e adquiri-lo, a título definitivo, a troco de oito milhões de euros. Aí, voltou a não ser feliz, e, após uma cedência ao Karagumruk (onde foi orientado por Francesco Farioli), mudou-se para o Torino, por cerca de um milhão de euros.

Na primeira temporada em Turim, somou cinco golos em 23 jogos, e, na segunda, ficou 'em branco', em 11 partidas, pelo que, em janeiro, foi, uma vez mais, cedido, desta feita, ao Montpellier. Em 2024, regressou ao 'ponto de partida', efetuou uma assistência em 31 jogos e viu o vínculo terminar, pelo que é, neste momento, um jogador livre.

Com 1,84 metros de altura e 76 quilogramas de peso, Yann Karamoh destaca-se pela polivalência, uma vez que pode atuar, não só não duas alas do ataque, como até mesmo no centro, num sistema que lhe dê maior mobilidade, pelo que poderia, inclusive, rivalizar com Samu Aghehowa e Luuk de Jong por um lugar no setor mais adiantado do terreno.

Leia Também: Farioli recebe duas boas notícias no treino do FC Porto

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si