José Mourinho foi, esta quinta-feira, oficializado como o treinador do Benfica, sendo este o sucessor de Bruno Lage, que não resistiu à trágica derrota (2-3) frente ao Qarabag, na primeira jornada da fase de liga da Liga dos Campeões.
Vinte e cinco anos depois, o Special One está de regresso ao clube da Luz, tendo assinado um contrato válido até 2026/27. No entanto, há um pormenor em cima da mesa.
"Mais se informa que, 10 dias após o último jogo oficial da época desportiva 2025/26, nas mesmas condições, tanto a Benfica SAD como o treinador poderão optar por não dar continuidade ao contrato para a época desportiva 2026/27", referiu o comunicado oficial dos encarnados enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
Em conversa exclusiva com o Desporto ao Minuto, Carlitos mostra-se satisfeito com a decisão do seu antigo treinador, na época 2000/01.
"Saudar o regresso de José Mourinho ao futebol português e ao seu país. Tive a honra de ter sido treinador por ele e é sem dúvida um dos melhores treinadores de todos os tempos. Com a sua experiência, vai tornar o Benfica mais forte em termos mentais e futebolísticos, que é algo que devia ser normal com o atual plantel. Tenho consideração pelo Bruno Lage, mas era notório que qualquer resultado menos bom, as coisas iam ser difíceis. A massa associativa não estava com muita paciência", começa por dizer o antigo avançado das águias entre 2000 e 2004.
A contratação de José Mourinho não colhe total apoio dos adeptos benfiquistas, preocupados com o futebol pouco ofensivo do técnico setubalense, de 62 anos, nas últimas temporadas, ao serviço da Roma e, posteriormente, do Fenerbahçe.
"Estamos a falar de alguém com provas dadas. O Mourinho não perdeu qualidades e vem para Portugal com muita vontade de demonstrar serviço no Benfica, que deu um passo enorme com esta contratação. Ele vai ter de adaptar-se aos jogadores e vice-versa também. A sua maneira de trabalhar e vencer é contagiante. Acredito num futebol atrativo e com resultados à vista", salienta Carlitos, com mais de cinquenta presenças pela equipa principal encarnada.
"Não acho que seja a última oportunidade do Mourinho num clube grande, mas é uma grande chance de recuperar a carreira, não que ela esteja perdida. Sabemos que ele vem de alguns despedimentos e esta junção vai resultar. O Benfica é um grande clube, que vai oferecer as melhores condições a um dos treinadores mais conceituados da Europa", diz Carlitos, atualmente com 48 anos, consciente da enorme pressão que vai recair sobre os ombros do novo líder das águias:
"Há sempre a hipótese do fracasso, porque a bola é redonda e o futebol tem essa magia, tanto para o bom como para o mau. No entanto, esta tem tudo para ser uma aposta acertada", finaliza.
Leia Também: Mourinho elogia Rui Costa no Benfica: "Gostei muito da ação no mercado"
Leia Também: Mourinho quer Benfica a morder e prevê ida ao Dragão: "Estou à espera..."