O Sporting entrou da melhor maneira na edição deste ano da Liga dos Campeões, ao golear, na noite desta quinta-feira, o Kairat Almaty, por 4-1, em jogo a contar para a primeira ronda da fase de liga única desta competição europeia.
Num duelo que marcou a estreia dos cazaques nestas lides europeias, dois remates certeiros de Francisco Trincão, um outro de Alisson Santos e uma obra de arte de Geovany Quenda entregaram os três pontos aos bicampeões nacionais e permitiram que Rui Borges alcançasse a primeira vitória de sempre da sua carreira na Liga dos Campeões.
Filme do jogo:
Para este que era o primeiro jogo da época na Liga dos Campeões, Rui Borges apostou no onze inicial com várias surpresas no setor defensivo. Em comparação com a equipa que tinha vencido o Famalicão na última jornada do campeonato, Iván Fresneda, Eduardo Quaresma e Maxi Araújo foram colocados nos lugares de Vagiannidis, Zeno Debast e Ricardo Mangas. Pedro Gonçalves, que chegou a estar em dúvida, apareceu como titular.
A entrada até foi demolidora por parte dos bicampeões nacionais. Logo ao sexto minuto de jogo, o conjunto de Alvalade esteve perto de inaugurar o marcador. Suárez ganhou uma bola e lançou Pedro Gonçalves. O português tirou um adversário do caminho, isolou-se frente ao guarda-redes e atirou de trivela para grande defesa de Kalmurza. Maxi Araújo rematou outra vez e a bola desviou num rival antes de cair nas luvas do guardião cazaque.
Depois de um desvio de Gonçalo Inácio que passou perto da trave, Morten Hjulmand teve nos pés uma oportunidade de ouro de abrir a contagem em Alvalade. Mrynski fez falta sobre Luis Suárez dentro da grande área e o árbitro apontou para a marca de penálti. O capitão leonino fez o mais difícil e falhou o castigo máximo. Kalmurza defendeu com os pés, ele que até estava em estreia na Liga dos Campeões. O guardião de 18 anos voltou a estar em destaque aos 24 minutos, defendendo um remate em arco de Quenda.
O Kairat Almaty não se assustou com esta entrada agressiva do Sporting e esteve perto de provocar uma surpresa em Lisboa. Aos 35 minutos, Satpaev disparou do meio da rua e obrigou João Virgínia, que repetiu a titularidade que lhe tinha sido entregue em Famalicão, a voar para defender a bola em grande estilo. Os leões responderam com duas ocasiões de Luis Suárez. O colombiano atirou ao ferro aos 37 minutos e falhou por pouco o desvio certeiro aos 41 minutos.
Mais pontaria acabou por ter Francisco Trincão à beira do intervalo. Gonçalo Inácio recuperou uma bola numa zona adiantada e coloca o esférico em Kochorashvili. Numa jogada recheada de magia, o médio georgiano deu de calcanhar para o português e este atirou de primeira para um golaço aos 44 minutos.
O Kairat Almaty reapareceu com uma atitude diferente para a segunda parte e entrou na área do Sporting com perigo em duas ocasiões. Jorginho foi o senhor que colocou João Virgínia à prova. Primeiro, aos 48 minutos, apareceu a rematar em zona frontal para uma enorme defesa do guardião leonino. Depois, aos 50', atirou ao lado em boa posição. Pelo meio, Luis Suárez ganhou de cabeça ao guarda-redes cazaque e atirou à trave.
O que se seguiu em Alvalade foram três minutos loucos em que o Sporting aniquilou por completo o Kairat Almaty num abrir e fechar de olhos. Aos 65 minutos, e depois de uma tripla substituição por parte de Rui Borges, Francisco Trincão chegou ao bis com um novo remate de primeira, após jogada de Fresneda pela direita. Os adeptos leoninos mal tinham terminado de festejar quando se voltaram a levantar para gritar novo golo. Alisson Santos, que tinha acabado de entrar, atirou rasteiro para o 3-0 em Alvalade aos 66 minutos
Mas o melhor momento da noite estava mesmo reservado para o minuto 68. Servido por Hidemasa Morita, Geovany Quenda passou por vários adversários antes de atirar a contar para o tento da goleada. Um momento de verdadeira magia do jovem. O melhor que o Kairat Almaty fez foi reduzir por intermédio de Edmilson Santos à passagem do minuto 86.
Contas feitas, e após o fecho desta primeira jornada, o Sporting coloca-se no quarto lugar com três pontos. Segue-se uma visita ao Napoli no próximo dia 1 de outubro.
Momento do jogo: O golaço de Francisco Trincão no arranque da segunda parte, após uma reentrada mais morna dos leões, levou os campeões nacionais a uma goleada justíssima.
Leia Também: EM DIRETO: Sporting joga com o Kairat e há reencontro no Etihad